– Programa traz semana recheada de discussões diversificadas até quinta (19) para público interno e externo –
Com o tema “Um olhar para a sustentabilidade”, a Semana Universitária UPE traz uma programação diversificada até esta quinta (18), em todos os campi da instituição, com discussões em várias áreas que focam educação, saúde, qualidade de vida e respeito humano. As novas tecnologias são um dos focos da programação da UPE em Caruaru que discute como elas trouxeram grandes mudanças à sociedade: mídias sociais, e-commerce, social commerce, Facecommerce e compras coletivas, personagens da cena global que proporcionam um cenário novo e cheio de possibilidades e oportunidades para marcas, empresas, agências e consumidores. Para o especialista em mídias sociais, Conrado Adolpho, estamos vivendo um universo muito novo e as empresas estão ainda aprendendo a usar. E, por isto, é importante que os profissionais procurem cada vez mais entender os conceitos desse “novo mundo”.
Processamento de imagens digitais, inteligência artificial, aplicativos para adroid, games e softwares educativos são alguns dos focos na agenda do Campus Caruaru que traz oficinas, palestras, seminários, mesas-redondas e apresentações de trabalhos sobre aplicações de ciência da informação e tecnologias avançadas para professores, alunos e interessados no saber e conhecimento. “O principal tema do programa é sustentabilidade, mas ampliamos o foco para trabalhar com questões de interesse do nosso público. Temos hoje uma programação bastante diversificada que trabalha a questão da gestão e da tecnologia”, diz a Coordenadora Setorial de Extensão e Cultura UPE Caruaru, a Professora Paula Gonçalves, que criou com sua equipe de ciência da informação uma página própria para acesso à toda a programação do programa no Campus: http://www.upecaruaru.com.br/super .
Ações voltadas ao bem estar e à qualidade de vida são alguns destaques da UPE Petrolina que aproveita a Semana Universitária 2012 para discutir esta questão através de diversos cursos diferenciados. Há diversas alternativas modernas para qualidade de vida e cuidado com a saúde que vem sendo aplicadas e dando muitos retornos a longo e médio prazo, como a ginástica laboral, pilates, anatomia palpatória, shantala e terapia auricular. “Trabalhar temáticas alternativas auxiliam em ampliar a visão dos participantes para novas terapias que contribuem para melhoria da qualidade de vida do paciente e para humanização da assistência. Além disso, a Shantala contribui para ampliar o vinculo mãe-filho e a ginástica laboral para melhorar a produtividade do funcionário diminuindo gastos com problemas de saúde”, destaca a professora doutora Professora Ana Carolina Rodarti Pitangui, Coordenadora Setorial de Extensão e Cultura UPE Petrolina.
Na era do desperdício, uma oficina para produção de peças recicladas é realizada até quinta (18), por assistentes sociais do CRAS de Juazeiro e pedagogas do IV GERES, para ensinar a como trabalhar com resíduos reaproveitáveis. “Estas oficinas e atividades auxiliam na formação do indivíduo, contribuindo com a sustentabilidade e fazendo com que a população tenha um novo olhar para ações cotidianas que prejudicam o meio ambiente”, ressalta Ana Carolina, que destaca que a programação completa da Semana Universitária 2012 em Petrolina pode ser conferida na página http://www.lifegroup.com.br/semanaUniversitaria4.html
A UPE Mata Norte movimenta cerca de 40 atividades educativas, de saúde e de sustentabilidade também até quinta (18), no campus Norte, em Nazaré da Mata, com enfoque em discussões para estudantes, profissionais da educação e as públicas em geral, relacionadas a várias áreas como educação, meio ambiente, letras, matemática, direito, biologia, saúde, respeito humano e geologia. A agenda integra palestras sobre assuntos variados como politica pública de gestão da educação. Haverá minicursos até quinta (18) como o de Introdução ao direito ambiental, com Juliana Tatiane Cabral Duarte, Laisly Brito do Nascimento e Barbara Gomes de Assunção, sob a coordenação do orientador Gledson Fabiano de Araújo Ferreira.
Cursos e oficinas também movimentam a programação durante os quatro dias de Semana Universitária em Garanhuns, que contará com mais de 200 atividades educativas, de saúde e de sustentabilidade, até sexta (19), com enfoque em discussões relacionada a várias áreas como arte, comunicação, história, educação, tecnologia, economia, agronomia, psicologia, pecuária, meio ambiente, letras, tecnologia, entre outros. E ainda inclui discussão sobre “Ações de educação em saúde no controle da dengue e da esquistossomose”, além de palestra com foco em “Sociedade informatizada, pessoas informadas? Uma rede de indivíduos conscientes em busca da sustentabilidade por meio da TI verde, a ser realizada na manhã desta terça e ainda na noite da quarta (17).
SERVIÇO:
Semana Universitária UPE 2012
Quando: Até quinta (18)
Horário: Manhã, tarde e noite
Informações: Proec – Pro-reitoria de Extensão e Cultura/ UPE – www.semanauniversitaria.upe.br.