TÉCNICOS DA CODEVASF DE BRASÍLIA VISITAM OS PERÍMETROS DE IRRIGAÇÃO NO SUBMÉDIO SÃO FRANCISCO

Com objetivo de conhecer as potencialidades dos perímetros públicos de irrigação ( PPIs)  e coletar informações e subsídios sobre os desafios para a gestão dos perímetros, pela organização dos irrigantes, levando-se em conta a Lei 13019/14, um grupo de funcionários da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba ( Codevasf), da sede em Brasília, está com agenda de visita até sexta-feira aos Perímetros Irrigados mantidos pela 6ª superintendência regional de Juazeiro, no norte da Bahia, e em Petrolina, interior de Pernambuco.

A primeira visita ocorreu na última terça-feira (7), no perímetro irrigado de Maniçoba. Eles foram conduzidos às estações de bombeamento para conhecer a operacionalização e manutenção das máquinas, além de visitar alguns lotes de plantio de manga e uva.

O gerente do distrito Valter Matias proferiu uma palestra sobre o perímetro, e apresentou dados da produção agrícola dos irrigantes.

Um dos coordenadores do grupo, Paulo Liberato, explica que, “essa é uma alternativa que encontramos para aprimorar o relacionamento entre as organizações sociais e o poder público. Conhecer e estudar métodos para modernização da gestão dos projetos é um instrumento que vai melhorar ainda mais a relação da Codevasf com esses perímetros. Nossa expectativa é que até final de Dezembro o resultado desse trabalho seja apresentado para todos.”

A assessora jurídica Lívia Vitola, que nunca tinha visitado o projeto de irrigação ficou satisfeita pelo trabalho que vêm sendo desenvolvido nos perímetros: “Me deparei com muita pujança e prosperidade! Ter essa vivência, foi muito importante para entender a realidade do homem do campo, e pensar qual meu real papel dentro da empresa para colaborar com essa instituição que tanto promove o desenvolvimento na região”, afirmou a advogada.

O grupo retorna na sexta-feira para Brasília depois de ter conhecido quatro perímetros de irrigação na Bahia (Maniçoba, Salitre, Tourão e Mandacaru) e um em Pernambuco (senador Nilo Coelho).

Lei 13019/14 institui normas gerais para as parcerias entre a administração pública e organizações da sociedade civil, em regime de mútua cooperação, para a consecução de finalidades de interesse público e recíproco, mediante a execução de atividades ou de projetos previamente estabelecidos em planos de trabalho inseridos em termos de colaboração, em termos de fomento ou em acordos de cooperação.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *