Curso de Neonatologia da Maternidade de Juazeiro é aprovado pelos profissionais

Nesta quarta-feira (10), técnicos de enfermagem da Maternidade de Juazeiro participaram das aulas do quarto módulo do curso de Neonatologia (cuidados com o recém-nascido), iniciado em 19 de setembro pelo município.

No quarto dia de treinamento, os profissionais aprenderam sobre Nutrição Enteral em recém-nascido. A explicação foi dada desde o cuidado hospitalar (através de técnicas para introdução dos alimentos aos bebês doentes e prematuros por meio de sondas, translactação, alimentação por copinho, sem a mamadeira e a chupeta), até a amamentação, atenção que deve ser continuada em casa.

O objetivo do treinamento é formar uma equipe capaz de orientar as futuras mamães sobre a importância da alimentação, do banho, da higiene e do aleitamento materno, além de reduzir o risco de desenvolver doenças e proporcionar ganho de peso na criança, quando preciso. “É necessário que o bebê saia da unidade hospitalar sabendo mamar através do seio materno para que tenha garantido o repasse de nutrientes. Também queremos sensibilizar a equipe sobre o fortalecimento do vínculo da mãe e do filho através da amamentação, que é positivo principalmente para a criança”, salientou a enfermeira do IMIP/HDM, Suéllen Cristina Emídio.

A enfermeira acrescentou também comentários sobre os cuidados com a alimentação no alojamento conjunto (onde o bebê sadio logo após o nascimento fica junto da mãe para estímulo do aleitamento materno). “É essencial incentivar as mulheres e estimular os profissionais a ensinarem a forma correta dentro do alojamento conjunto, pois é quando as crianças e as mães estão juntinhas e merecem atenção redobrada. É neste espaço que as mulheres precisam ter a compreensão do seu papel, estimulando-as a amarem e tratarem os filhos da maneira especial”, disse Emídio.

A técnica de enfermagem Telma Gomes Martins, que há dois anos trabalha na Maternidade de Juazeiro parabeniza a atenção da prefeitura com a equipe. “Estou grata por tudo. Já tinha trabalhado com pediatria, mas agora estou tendo a oportunidade de aumentar minha experiência profissional com novos conhecimentos sobre maternidade. O estudo é necessário, mas temos também que dar o melhor de si para atender com qualidade”, considerou.

A aula também foi dada pela enfermeira do IMIP/HDM, Paula Rodrigues. O projeto de Educação Continuada da Maternidade prossegue até dia 24 de outubro, com a execução de mais dois módulos, somente as quartas-feiras, às 17h.

CONFIRA PROGRAMAÇÃO:

Dia 17/10, às 17h – Terapia Intravenosa – enfermeira Irlla Vanessa de Barros (IMIP/HDM);

Dia 24/10, às 17h – Cuidados com os aparelhos de uso do Berçário (Incubadoras, berço aquecido, biliberço, monitor CPAP) – com o engenheiro clínico da Maternidade, Dr. Carlos Henrique.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *