Salve Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil

 

Os católicos brasileiros celebram, nesta sexta-feira (12), o dia de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, padroeira do Brasil. 

A devoção a Nossa Senhora Aparecida teve seu início em 1717, após os pescadores Domingos Garcia, Filipe Pedroso e João Alves acharem uma imagem de Nossa Senhora da Conceição escura e sem a cabeça. Em seguida, os homens lançaram as redes outra vez e apanharam a cabeça. A retirada da imagem aconteceu depois de várias tentativas sem sucesso de conseguir pescados. Após encontrar a imagem da Virgem Maria, os homens encheram as redes de peixe. 

A imagem ficou com Filipe durante anos. Depois foi deixada para o filho do pescador, que construiu um oratório para a santa, onde passou a receber vários devotos. No ano de 1734, o vigário de Guaratinguetá, em São Paulo, ergueu uma capela do alto do Morro dos Coqueiros aberta à visitação. Com o passar do tempo, o número de fieis foi crescendo e, em 1834, foi iniciada a construção de um templo maior – a atual Basílica Velha. No ano de 1894, chegou um grupo de padres e irmãos da Congregação dos Missionários Redentoristas, para trabalhar no atendimento aos romeiros que acorriam aos pés da Virgem Maria para rezar com a Senhora “Aparecida” das águas.

O Papa Pio X em 1904 deu ordem para coroar a imagem de modo solene. No dia 29 de abril de 1908, a igreja recebeu o título de Basílica Menor. Em 1929, o Papa Pio XI declarou Nossa Senhora da Conceição Aparecida como Padroeira do Brasil. Em 1967, completando-se 250 anos da devoção, o Papa Paulo VI ofereceu ao Santuário de Aparecida a Rosa de Ouro, reconhecendo a importância do Santuário e estimulando o culto à Mãe de Deus.

Em 11 de novembro de 1955, teve início a construção de uma outra igreja, a atual Basílica Nova. Em 1980, ainda em construção, foi consagrada pelo Papa João Paulo ll e recebeu o título de Basílica Maior. Em 1984, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) declarou oficialmente a Basílica de Aparecida Santuário Nacional, transformando-se em “maior Santuário Mariano do mundo”

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *