DEFESA CIVIL DE PETROLINA EM ESTADO DE ALERTA DEVIDO À BAIXA UMIDADE RELATIVA DO AR

A Defesa Civil de Petrolina informa que o município entrou para a lista daqueles que estão em estado de alerta em Pernambuco. A medida foi tomada diante dos baixos índices de umidade registrados. De acordo a Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC), Petrolina apresenta um dos menores índices de umidade do estado com apenas 16%.
Ainda segundo a APAC, a presença de uma massa de ar seco sobre o Nordeste Brasileiro propicia uma acentuada elevação da temperatura e valores baixos de umidade relativa do ar. Valores abaixo de 20% foram registrados no período da tarde em grande parte do Sertão nos últimos dias, enquanto que as temperaturas estiveram acima de 37°C.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o índice de umidade considerado aceitável deve estar acima dos 50%. Em situações em que o índice é menor do que isso, a exemplo de Petrolina, problemas de saúde podem ser registrados, como complicações alérgicas e respiratórias devido ao ressecamento de mucosas; Sangramento pelo nariz; Ressecamento da pele; Irritação dos olhos; Eletricidade estática nas pessoas e em equipamentos eletrônicos; Aumento do potencial de incêndios em pastagens e florestas.
CUIDADOS
Entre os cuidados que devem ser observados pela população estão: Observar as recomendações do estado de atenção; Suprimir exercícios físicos e trabalhos ao ar livre entre 10 e 16 horas; Evitar aglomerações em ambientes fechados; Usar soro fisiológico para olhos e narinas.
Texto: Felipe Pereira – AsCom Prefeitura de Petrolina

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *