Home / Sem categoria / Investidores visitam perímetros irrigados implantados pela Codevasf

Investidores visitam perímetros irrigados implantados pela Codevasf

Uma comitiva formada por representantes da Adecoagro – multinacional do ramo de alimentos e energia renovável, e Rabobank (Cooperativie Raiffeisen Boerenleenbank), visitou nos dias 2 e 3/10 o projeto Baixio de Irecê, e o Perímetro Irrigado Tourão, implantados pela Codevasf no estado da Bahia.

O objetivo dessa visita foi conhecer de perto as experiências brasileiras, principalmente no sertão baiano, no setor de irrigação pública.
Fizeram parte da comitiva os representantes da Adecoagro, Leo Berridi e Marcelo Vieira, e do Rabobank, Gustavo Oubinha e Erik Peek.
A programação começou pelo projeto Baixio de Irecê, onde a Codevasf está implantando duas das nove etapas do maior projeto de irrigação em construção no país. Ele está localizado entre os municípios de Xique-Xique, Itaguaçú da Bahia, Jussara e Sento Sé, no sertão baiano.
O projeto vai abrager uma área total de aproximadamente 95.119 hectares, onde cerca de 58.659 hectares serão de superfície agrícola útil. O Baixio foi concebido para a produção de agroenergia – cana de açúcar para etanol e plantas oleaginosas (mamona, pinhão manso entre outras), para biodiesel e também para exploração da fruticultura irrigada. O custo total aproximado do empreendimento está estimado em 880 milhões, sendo que 547 milhões estão incluídos no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal.
Para Leo Berridi, da Adecoagro, a visita ao Baixio “teve muitas coisas positivas, que poderão ser aplicadas nas análises de projetos futuros. É um projeto interessante e viável”.

Perímetro Iirrigado Tourão

A segunda parte da programação da visita dos investidores foi realizada no perímetro Irrigado Tourão, no município de Juazeiro. A comitiva foi recebida por Walter Farias, gerente da Associação dos Usuários do Perímetro Irrigado de Tourão (AUPIT), que fez uma apresentação sobre o empreendimento agrícola.
O Tourão possui uma área irrigável de mais de 14 mil hectares, sendo cerca de 189 ha de lotes familiares e 13.873 ha de lotes empresariais. O perímetro possui seis estações de bombeamento e há 33 anos está em funcionamento, sendo que mais de 90% da área irrigável é utilizada pela Agrovale, empresa âncora que produz cana de açúcar, etano e bioenergia. No balanço do ano passado o Valor Bruto da Produção (VBP) no Tourão ultrapassou 56 milhões de Reais. Estima-se que 11.700 empregos diretos e 17.560 indiretos foram responsáveis por uma produção de 944.159 toneladas de alimentos em 2011.

A parte final da programação da visita em Juazeiro foi realizada no campo. O superintendente da Usina Agrovale acompanhou os investidores até as plantações de cana nas diversas fases de produção, da preparação da terra até a colheita.
Gustavo Oubinha, do Rabobank, considerou a visita como uma boa oportunidade para o seu cliente (Adecoagro) perceber o potencial do Projeto Baixio de Irecê baseando-se no trabalho desenvolvido no perímetro Tourão ao longo desses últimos anos; “O que me chamou a atenção aqui no Tourão foi a tecnologia que eles desenvolveram, o pioneirismo em cima da produção de cana irrigada, dentro de várias técnicas, saindo de uma menos sofisticada até uma mais eficiente, que é o gotejamento subsuperficial, buscando, ao longo desse tempo, mais eficiência e melhor retorno em cima dos investimentos da usina. Isso foi bem interessante”, comentou ele.
Leo Berridi observou que “ao conhecer o Baixio de Irecê, como ele é hoje, e ver agora a possibilidade de desenvolvimento quando você conhece uma usina como a Agrovale funcionando, você conclui que o baixio é um investimento viável e que é um projeto que tem sentido”.

Adecoagro

A Adecoagro é uma das principais empresas produtoras de alimentos e energia renovável da América Latina, com subsidiárias na Argentina, Brasil e Uruguai. Entre as atividades desenvolvidas estão as de produção de cereais, oleaginosas, produtos lácteos, açúcar, etanol, café e algodão.
A empresa possui duas agroindústrias, sendo uma instalada na região de Angélica (MS), inaugurada em agosto de 2008, que produz aproximadamente quatro milhões de toneladas de cana de açúcar em uma área de cerca de 55 mil hectares. A outra agroindústria funciona a 75 anos no município de Monte Belo (MG), onde são produzidos anualmente 81 mil toneladas de açúcar branco e 30 mil m³ de etanol hidratado.
Além disso, o conglomerado possui cinco fazendas em solo brasileiro; Fazendas Mimoso e Lago do Oeste, próximas ao município de Luiz Eduardo Magalhães (BA), onde é produzido café irrigado; Fazenda Rio de Janeiro, também próxima a Luiz Eduardo Magalhães, na beira do rio Rio de Janeiro, onde são produzidos, café, milho, algodão e soja; Fazendas Conquista e Alto Alegre, na fronteira entre os estados da Bahia e Tocantins, onde os principais cultivos são soja, milho e algodão.

Rabobank

Essa instituição econômica nasceu em 1800, quando Friedrich Raiffeisen idealizou um sistema onde a poupança dos próprios agropecuaristas seria utilizada para fornecer suporte financeiro por meio de crédito. Em 1896 esta idéia chegou até a Holanda, e cooperativas de crédito rural foram abertas por todo o país. Em 1898 foram criadas duas organizações centrais: as Associações de Cooperativas dos Bancos Raiffeisen e do Banco de Crédito da Cooperativa Central de Produtores Rurais.



Na década de 70 estas duas associações se uniram e formaram Rabobank (Cooperativie Raiffeisen Boerenleenbank). No Brasil a matriz fica localizada na capital paulista, e as filiais distribuem-se nas cidades de Araçatuba e Ribeirão Preto (SP), Balsas e Barreira (MA), Brasília (DF), Chapadão do Sul (MS), Patos de Minas, Uberlândia e Varginha (MG), Rio Verde (GO), e Cuiabá, Lucas do Rio Verde, Rondonópolis e Tangará da Serra, no Mato Grosso.
O banco está entre um dos mais seguros, e possui cerca de 10 milhões de clientes espalhados em 45 países. Atualmente, 56 mil funcionários fazem parte do quadro de pessoal da instituição.
Segundo o site do banco (www.rabobank.com) – “o principal objetivo da instituição é oferecer aos seus clientes um pacote completo de soluções financeiras, visando tornar-se um dos principais bancos para a indústria brasileira de alimentos e para o agronegócio, fornecendo uma ampla variedade de serviços de valor agregado”.


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *