O cruel ato final do Trump

Com uma canetada cruel, o Trump condenou milhares, ou possivelmente milhões, de mulheres, homens e crianças inocentes à fome — mas podemos acabar com essa situação. A ONU alertou imediatamente que a decisão do Trump de classificar o governo rebelde do Iêmen do Norte como uma organização terrorista causaria a “pior fome do mundo em décadas”. Isso fará com que seja praticamente impossível entregar alimentos e remédios que salvam vidas a um país onde quase 80% da população – incluindo 12 milhões de crianças – precisa de assistência humanitária urgente.

A esperança para as crianças iemenitas está agora nas mãos do novo Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e de sua nova administração. Ele prometeu aos eleitores que retiraria o apoio dos EUA à guerra do Iêmen — e fontes internas afirmam que um apelo gigante do mundo inteiro pode ajudar a pressionar sua administração a reverter rapidamente o ato final mortal de Trump e salvar milhões de pessoas da fome.

Junte-se agora. Compartilhe com todos que você conhece. Juntos podemos entregar 1 milhão de assinaturas diretamente a figuras importantes da equipe de Biden e fazer anúncios nos principais jornais dos EUA assim que ele assumir o cargo.

O povo do Iêmen já vive um pesadelo. Quase 250 mil pessoas já foram mortas desde que a coalizão liderada pela Arábia Saudita começou seus ataques militares, e o país já está vivendo uma catástrofe. É de partir o coração. Agora, além de todo esse horror, a decisão do Trump acabará com a ajuda humanitária ao Iêmen, já que as as agências e os importadores de comida poderiam ser acusados, pela lei estadunidense, de negociar com terroristas.

Isso só pode levar a um desastre humanitário.

Precisamos urgentemente de uma abordagem totalmente diferente. A guerra no Iêmen é complicada e ambos os lados cometeram crimes de guerra e feriram civis. Para acabar com esse conflito será necessário um engajamento estratégico e uma verdadeira responsabilização dos criminosos de guerra, e não políticas desumanas e impensadas que fazem com que pessoas inocentes paguem o preço.

Biden afirmou que retirará o apoio dos EUA ao conflito — vamos fazer com que ele cumpra sua palavra. Assine a petição agora e compartilhe com todos que você conhece:

Há anos, os membros da Avaaz têm estado ao lado do povo do Iêmen, financiando ações judiciais para bloquear a venda de armas, apoiando a entrada de jornalistas no país para expor os horrores, e pressionando governos de todo o mundo para retirar seu apoio a essa guerra brutal. Vamos nos unir mais uma vez e pedir a Biden que revogue a decisão assassina de Trump, criando uma possibilidade real de paz duradoura no Iêmen.

Com esperança e determinação,

Will, Luis, Marta, Mo, Christoph, Diego, Ana Paula, Andrea e toda a equipe da Avaaz

MAIS INFORMAÇÕES:

Chefe humanitário diz que prioridade no Iêmen é evitar uma fome massiva (ONU)
https://news.un.org/pt/story/2021/01/1738782

Designação de huthis como ‘terroristas’ levará Iêmen à fome, diz a ONU (Estado de Minas)
https://www.em.com.br/app/noticia/internacional/2021/01/14/interna_internacional,1229175/designacao-de-huthis-como-terroristas-levara-iemen-a-fome-diz-a-onu.shtml

Iêmen está em risco ‘iminente’ de sofrer pior fome do mundo em décadas, diz ONU (Correio Braziliense)
https://www.correiobraziliense.com.br/mundo/2020/11/4890217-iemen-esta-em-risco-iminente-de-sofrer-pior-fome-do-mundo-em-decadas-diz-onu.html