SECRETÁRIO TIANO PARTICIPA DO SEMINÁRIO ‘INDICAÇÃO GEOGRÁFICA PARA VINHOS FINOS TRANQUILOS E ESPUMANTES DO VALE DO SÃO FRANCISCO’

Representando o prefeito de Juazeiro Paulo Bomfim, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária, Tiano Felix participou ontem (17), no auditório do SENAC em Petrolina, da cerimônia de abertura do Seminário “Indicação Geográfica para vinhos finos tranquilos e espumantes do Vale do São Francisco”.

O encontro que acontece até esta quarta (18) tem o objetivo de apresentar os resultados do projeto de pesquisa realizado desde 2013 com a finalidade de conhecer e organizar as informações dos vinhos finos do Vale do São Francisco, produzidos há mais de 30 anos no semiárido do Nordeste brasileiro.

“Nosso objetivo foi conhecer a vitivinicultura da região, gerar tecnologias e estruturar a Indicação de Procedência. A ação atende a uma demanda do Instituto do Vinho do Vale do São Francisco (Vinhovasf), que agrupa os viticultores e a participação de sete vinícolas da região, tendo como presidente o produtor José Gualberto de Freitas Almeida, que é pioneiro na elaboração de vinhos na região”, informa Giuliano Elias Pereira, pesquisador da Embrapa e coordenador do projeto, destacando que o trabalho de pesquisa foi executado pela Embrapa e contou com o financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

A obtenção do registro da Indicação de Procedência pelo Vinhovasf deverá promover a produção de vinhos finos tropicais, atrair novos investimentos no setor vitivinícola, ampliar o renome da região, bem como potencializar impactos na valorização e desenvolvimento deste território localizado no semiárido brasileiro.

“Com estes dados, em breve o Vinhovasf irá solicitar, junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), a Indicação de Procedência (IP) para vinhos finos tranquilos e espumantes do Vale do São Francisco. A área delimitada da IP contempla os municípios de Juazeiro, Casa Nova, Sobradinho e Curaçá, na Bahia, e Petrolina, Lagoa Grande, Santa Maria da Boa Vista e Orocó, em Pernambuco, integrantes da Rede Integrada de Desenvolvimento (RIDE) Petrolina/Juazeiro”, informou José Fernando da Silva Frotas, representante da Embrapa Uva e Vinho.

Durante o encontro, foram apresentadas informações detalhadas sobre a delimitação do território vitivinícola do Vale, reunindo desde aspectos históricos, naturais (clima, solo, relevo), estudos enológicos para a melhoria da qualidade, da tipicidade e da estabilidade dos vinhos tropicais, dentre muitos outros itens necessários para desvendar a complexa vitivinicultura tropical do nordeste do Brasil e consolidar esta futura indicação de procedência.

Para o secretário Tiano Felix, esse trabalho irá contribuir para o desenvolvimento econômico, turístico e empreendedor da nossa região. “Em nome do prefeito Paulo Bomfim, quero parabenizar todos que estão inseridos neste excelente trabalho de pesquisa. A economia das cidades de Juazeiro e Petrolina, bem como de todo o Vale do São Francisco é voltada principalmente para a agricultura, que cada vez mais tem se potencializado. Acredito que com essa indicação geográfica elevaremos cada vez mais a nossa produção de vinhos”, declarou.

O evento também reuniu equipe de pesquisadores e professores de diversas Instituições do Brasil, o representante do governo da Bahia, Jairo Vaz; o do governo de Pernambuco, Alexandre Stanford, além de prefeitos de diversos municípios da região.

Lene Radina/ ASCOM ADEAP

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *