CRISE HÍDRICA NOS PERÍMETROS DE IRRIGAÇÃO FULGÊNCIO E BRÍGIDA EM SANTA MARIA MOTIVAM DEBATES NA ALEPE

O corte de energia relativo ao Projeto Público de Irrigação de Fulgêncio, em Santa Maria da Boa Vista, no Sertão do São Francisco, repercutiu no Plenário da Alepe. Rodrigo Novaes, do PSD, denunciou o drama vivido pelas famílias de agricultores da região. Segundo o parlamentar, o motivo é a falta de repasses do Governo Federal. “Agora o projeto Brígida também tem notícia de que vai parar por conta da falta de pagamento da energia. É preciso que seja evitado, é preciso que essa resposta se dê o mais breve possível por parte do poder público.”  

Rodrigo Novaes ainda questionou o atendimento bancário no Interior. Ele propôs uma audiência pública para tratar do impacto do fechamento de agências.

Os efeitos da crise hídrica nas barragens do Sertão motivou o pronunciamento da deputada Socorro Pimentel, do PSL. Ela criticou a lentidão nas obras do Ramal de Entremontes, que compõe o conjunto de obras da transposição do Rio São Francisco. “A obra orçada em pouco mais de um bilhão, a cargo do Ministério da Integração, levará água para mais de vinte e dois municípios, irrigará milhares de hectares de terra. É a esperança hídrica para o nosso Sertão e para o nosso povo que sofre com os efeitos da seca.”

Priscila Krause, do Democratas, relatou que o Estado de Pernambuco foi negativado pela Secretaria do Tesouro Nacional desde setembro passado. Segundo a parlamentar, três convênios relacionados à construção da Adutora de Pirapama, no Grande Recife, não atendem plenamente à legislação.

Edilson Silva, do PSOL, parabenizou a equipe do Jornal do Commercio pelo editorial veiculado no último dia quatro de outubro, sobre a política de segurança pública de Pernambuco. Na opinião do deputado, o JC foi corajoso ao denunciar que a estratégia do Governo não dá mais certo, limitando-se a aumentar o efetivo policial, sem investir em prevenção e inteligência.

A demolição de um templo evangélico em Brasília motivou o pronunciamento do deputado Adalto Santos, do PSB. O parlamentar criticou a Agência de Fiscalização do Distrito Federal porque, segundo ele, não houve comunicado prévio ou ordem judicial para embasar a decisão.

A ampliação da malha aérea em Pernambuco para o próximo ano foi comemorada pelo deputado Diogo Moraes, do PSB. Ele citou os novos voos com destino às cidades de Rosário e Córdoba, na Argentina, e para Fort Lauderdale, nos Estados Unidos. “Com 27 conexões diretas internacionais, Pernambuco alcança uma marca histórica ultrapassando o estado da Bahia e liderando o Nordeste pela primeira vez.”

Moraes também celebrou os voos comerciais que vão ser realizados para os municípios de Caruaru, no Agreste Central, e Serra Talhada, no Sertão do Pajeú.

O centenário de nascimento do médico pernambucano Hélio Gomes de Matos, foi destaque no pronunciamento do deputado Ricardo Costa, do PMDB. Segundo o parlamentar, o médico foi um exemplo pela organização e ordem com que tratava a profissão.

O falecimento da atriz Ruth Escobar foi registrado por Laura Gomes, do PSB. Para a deputada, a atriz foi destaque no processo de redemocratização do País e como militante do movimento feminista. A socialista também lamentou a agressão sofrida pela prefeita Rênya Carla, de Passira, no Agreste Setentrional. Rênya teria sido vítima de violência por meio de montagens fotográficas.

Eriberto Medeiros, do PTC, usou a tribuna para destacar festas de devoção a santos católicos, realizadas no Interior do estado. Ele ressaltou os eventos de Sairé e Bonito, no Agreste Central, e da cidade de Cortês, na Mata Sul.

Simone Santana, do PSB, registrou a participação em reunião do Comitê Intersetorial para o Enfrentamento da Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, realizada na última sexta em Goiana, na Mata Norte. A iniciativa vai percorrer todas as regiões para formar uma rede contra o abuso sexual.

Fonte: Radio Alepe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *