Setor de manutenção garante o bom funcionamento do HRJ

Formado por cinco funcionários (um coordenador, dois assistentes de manutenção, um eletricista e uma secretária), o setor de manutenção tem como papel zelar pela conservação do patrimônio do Hospital Regional de Juazeiro (gestão IMIP). Responsável pela realização de ações corretivas e preventivas, a manutenção é fundamental a todos os setores do hospital, desenvolvendo ações que vão desde a troca de uma maçaneta à realização de reparos na rede elétrica.

De acordo com o Coordenador de Manutenção do HRJ, Gilvan Pereira, o bom funcionamento do setor interfere diretamente nas atividades desempenhadas por toda a unidade de saúde. Funcionário do hospital desde a sua inauguração, em julho de 2009, o supervisor se recorda de muitas ocasiões em que seu trabalho foi solicitado em caráter de urgência. “Como o hospital não é mais novo, a manutenção é fundamental em todos os serviços. A gente sempre é chamado em casos de falta de energia, rompimentos de cano, entupimentos, portas quebradas… Já ocorreu de nós termos que vir aqui na madrugada para resolver problemas relacionados a quedas de energia, que são bem comuns na região”, explica.

Funcionário do HRJ há quase três anos, o assistente de manutenção Lenilson de Souza Silva é outro que conhece bem a importância do seu serviço. “Tem pessoas que não dão valor ao serviço de manutenção, mas a verdade é que sem a gente o hospital iria parar. A importância da manutenção é grande, sem ela não tinha quem colocasse um quadro na parede, uma tomada, não tinha quem consertasse um equipamento. Se acontece uma queda de energia, o vácuo para aspirar o paciente pode deixar de funcionar e somos nós quem resolvemos. A gente também ajuda a salvar vidas”, comenta.

Desempenhando uma média de 835 ações por mês, o setor de manutenção do HRJ realizou 6.677 serviços corretivos e preventivos no hospital entre os meses de janeiro e agosto deste ano. Consciente da importância de se preservar o patrimônio do hospital, o coordenador Gilvan aproveitou para fazer um apelo a todos os funcionários e usuários. “Gostaria de pedir a colaboração e o apoio de todos para que não joguem papel higiênico nos vasos sanitários e nem deixem capas de seringas nas pias e nos ralos, porque elas causam entupimentos. Também gostaria de pedir que, caso as pessoas vejam alguma coisa danificada, avise imediatamente à manutenção para que o material não seja perdido. Tem problema que nós podemos resolver de imediato sem causar prejuízos ao hospital. O HRJ pertence à população e é necessário que todos cuidem dele”, conclui.

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