Palestras, distribuição de mudas, cultura e arte movimentam o estande da EBDA na ExpoAlagoinhas 2012

Empresa apresenta tecnologias de baixo custo para a convivência com a seca 

Em uma área de 500 m², a Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), órgão vinculado à Secretaria da Agricultura (Seagri), montou um estande totalmente voltado para o agricultor familiar, durante a ExpoAlagoinhas 2012, que acontece até domingo (30), no Parque de Exposições Miguel Santos Fontes, localizado na BR 110, no município de Alagoinhas.

Segundo o presidente da EBDA, Elionaldo de Faro Teles, a expectativa é de que mais de cinco mil pessoas visitem o espaço da empresa. “Aqui o agricultor familiar aprenderá diversas tecnologias de baixo custo e fácil aplicabilidade que facilitam a convivência com a seca”, disse o presidente. Bicibomba, bomba rosário, sistema de irrigação com garrafa pet e por gotejamento e a horta giratória são algumas das tecnologias apresentadas pela EBDA.

Outro destaque são os programas e projetos realizados pela EBDA para implementação da agricultura familiar na Bahia. São ações estruturantes que têm transformado a agricultura familiar no estado, como os Quintais Agroflorestais, com base agroecológica, que visam transformar áreas de 1,6 mil metros quadrados, dentro das propriedades, em agroflorestas, com a plantação de pés de frutas resistentes ao clima do semiárido, como o umbuzeiro, o cajueiro e o abacaxi. Além de introduzir plantas nativas no local, a exemplo da palma, e lavouras anuais, como feijão, milho e macaxeira.

O espaço também está garantido para o Programa de Segurança Alimentar do Rebanho da Agricultura Familiar que, além de contribuir para a sustentabilidade da bovinocultura de leite e da ovinocaprinocultura da agricultura familiar, incentiva a produção de alimentos, geração de trabalho, renda e inclusão social. E o Programa de Melhoramento Genético de Rebanho Bovino da Agricultura Familiar, direcionado para agricultores familiares com pequenos rebanhos, com aptidão para a produção de leite, também é contemplado no estande.

“Estamos destacando esses programas que são muito importantes, pois garantem renda e a melhoria na qualidade de vida de milhares de famílias da região. O Programa de Melhoramento Genético, por exemplo, já possibilitou que mais de 1500 agricultores tenham um rebanho de alta qualidade; é uma ação que faz a diferença na produção leiteira da propriedade”, afirmou o gerente regional da EBDA de Alagoinhas, Osório Dourado.

Caravanas de agricultores, estudantes e quem mais visitar o estande da EBDA aprenderão um pouco mais sobre a criação de abelhas e a produção de mel, própolis e pólen, além de ver, de perto, colméias com abelhas sem-ferrão e poder adquirir produtos derivados do mel, que estão sendo comercializados pela Cooperativa de Apicultores de Inhambupe. Além disso, os visitantes terão a oportunidade de degustar iogurtes, queijos e doces preparados na Estação Experimental de Aramari. São 80 litros de iogurte, 40 kg de queijo, 8 kg de doce de leite, que serão servidos, no domingo (30), logo após a aula prática sobre agroecologia, plantio e adubação de plantas frutíferas e silvestres.

Incentivo e promoção da cultura

Durante todo o ano, a EBDA, por meio da equipe de Assistência Técnica Social e Ambiental (Ates), incentiva, resgata e ajuda na promoção da cultura tradicional, por isso, o espaço do agricultor familiar exibirá apresentações de teatro e samba de roda, feitas por integrantes do Assentamento Cosme e Damião. Os espetáculos serão exibidos sábado (29) e domingo (30), a partir das 10h.

As agricultoras familiares do Assentamento Reunidas Palame, localizado no município de Esplanada, também participam do evento e vão comercializar bolsas, esteiras, chapéus, jogos americanos, porta copos, tapetes, brincos, chaveiros e vassouras feitos com a piaçava.

EBDA


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *