Juazeiro foi inserida no Sistema Nacional de Cultura

 

Agora o município está apto a receber os repasses do MinC via Fundo de Cultura

 

A gerência de cultura da Secretaria de Igualdade, Assistência Social e Cultura (Seiasc) realizou no primeiro semestre deste ano um trabalho de mobilização junto aos segmentos artísticos da cidade para a reativação do Conselho Municipal de Cultura (CMC). Após a posse, ocorrida no dia 27 de julho, foi formada a nova diretoria e desde então os conselheiros vêm discutindo a atualização da Lei do Fundo Municipal de Cultura e a elaboração do Plano Municipal de Cultura.


O resultado desse trabalho e ainda ao fato de Juazeiro atender às exigências do Ministério da Cultura (MinC), dispondo de um órgão gestor da área (gerência), ter realizado as conferências (2009 e 2011) e contar com o Fundo – que está em fase de avaliação e em seguida será enviado à Câmara de Vereadores para aprovação – fez com que o município obtivesse êxito sendo aprovado no Sistema Nacional de Cultura (SNC).

O gerente de cultura Wellington Monteclaro explicou o que essa conquista representa. “Fizemos a inscrição em maio e agora no dia 20 o nome de Juazeiro foi publicado no Diário Oficial da União como um dos municípios aprovados no SNC. Isso representa um grande avanço porque o MinC repassa 30% dos recursos do Fundo Nacional para os estados e municípios que instalaram o CPF (Conselho, Plano e Fundo) e agora poderemos promover a produção cultural através de editais”.

O objetivo do SNS é estabelecer as condições e orientar a instrumentalização necessária para o desenvolvimento e a implementação conjunta de programas, projetos e ações no âmbito da competência dos municípios. Para conferir a aprovação de Juazeiro basta acessar o site http://blogs.cultura.gov.br/snc/.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *