A 19ª Frutal/Agroflores foi aberta ontem (25), à noite, no Centro de Eventos do Ceará com a presença do presidente do Instituto Frutal, Euvaldo Bringel, algumas autoridades locais e do governador do Ceará, Cid Gomes. Na ocasião, o governador afirmou que mesmo com o período de estiagem, o estado vem mostrando que, atualmente, a tecnologia, além dos incentivos federais e estaduais, permite lidar com a problemática do setor agrícola. “A gente vê que é perfeitamente possível, com toda essa dificuldade, superar e fazer coisas que seriam, há muito pouco tempo, improváveis, que é, por exemplo, produzir pera e maçã no Ceará”, disse. A feira acontece até o dia 27 de setembro.
O governador visitou a feira e parou em alguns estandes para visitar os produtos que estavam sendo expostos. No estande conjunto da Codevasf, Ministério da Integração Nacional (MI) e DNOCS ele degustou peixes trazidos pelo DNOCS e recebeu do assessor de Comunicação da Superintendência Regional em Petrolina (PE), Flávio Cabral, o livro de 35 anos da Codevasf. Cid Gomes também provou as frutas do Projeto Salitre, que fica em Juazeiro (BA) e é gerido pela Codevasf.
Frutas como manga, goiaba, melancia e melão poderão ser degustadas ao longo do evento no estande da Codevasf, além das amostras de novas culturas produzidas experimentalmente pela Embrapa com recursos da Codevasf como pera, caqui e cacau. O secretário executivo da Área de Gestão de Empreendimentos de Irrigação, Frederico Calazans, fará uma apresentação sobre ações para ampliar a produção nos perímetros públicos de irrigação da Codevasf.
Sobre a feira – A 19ª Frutal/Agroflores é a única feira com frutas, flores e agroindústria realizada em uma capital do Nordeste, com a facilidade de maior número de voos, mais opções de hospedagem, com público qualificado do Ceará e de outros estados, e agora em um espaço inovador o Centro de Eventos do Ceará – segundo maior espaço de eventos da América Latina.
A Frutal é realizada desde 1994, sendo organizada pelo Instituto Frutal, promotor e realizador dos eventos desde 1999. O evento já alcançou a marca de 38 mil visitantes, estimativa de R$ 30 milhões em negócios realizados, cerca de 200 técnicos e dirigentes de órgãos/instituições envolvidos na programação técnica, e uma feira com 320 estandes de produtores com as novidades dos setores de frutas, flores, sucos e polpas. Esses números consolidam a Frutal como um dos mais importantes eventos do setor do agronegócio brasileiro.
Produção de frutas – A Codevasf produziu, em 2011, cerca de 1,3 milhão de toneladas de frutas em seus perímetros de irrigação, incluindo a produção dos perímetros do Sistema Itaparica – administrado pela Codevasf por meio de convênio com a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf). O valor bruto da produção nesses perímetros chega a R$ 1,2 bilhões aproximadamente. Os mais de 68 mil hectares cultivados atestam o sucesso dos 25 perímetros irrigados sob a responsabilidade da Codevasf e mais os 10 perímetros do Sistema Itaparica. As principais frutas produzidas são banana, mamão, uva, manga, goiaba, limão, pinha, atemoia, caju, tangerina, maracujá, laranja, melancia, coco e acerola.