Justiça Eleitoral considera pesquisa encomendada por Fernando Filho viciada e proíbe divulgação

A juíza eleitoral Juçara Leila do Rêgo Monteiro proibiu a divulgação da pesquisa da empresa Arcerte Consultoria Empresarial por irregularidade. A pesquisa, encomendada pela coligação do candidato Fernando Filho, foi registrada na Justiça Eleitoral com uma margem de erro de 3,3 pontos percentuais, mas a empresa divulgou uma margem de apenas 1,84 pontos percentuais. O pedido de impugnação da pesquisa, que estaria “viciada”, foi feito pelo candidato Odacy Amorim, da Coligação Petrolina para Todos, que se sentiu prejudicado por estar em terceiro lugar, pouco atrás do candidato Fernando Filho. Julio Lossio figuraria em primeiro lugar.

Citando a legislação eleitoral e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a juíza afirma em sua decisão que a lei, “tem como uma de suas finalidades coibir a manipulação de dados ou irregularidades”, como ficou comprovado na pesquisa da Arcerte. A juíza também condenou a empresa responsável pela pesquisa a pagar multa.

Outra irregularidade apontada pela Justiça Eleitoral é que o questionário da pesquisa, em uma de suas perguntas, omitia supostos apoios que o candidato Odacy Amorim teria de lideranças nacionais do PT. A juíza comenta ainda em sua decisão que “o eleitor pode ser levado ao erro por crer na pesquisa”, que coloca Odacy atrás do candidato do PSB.

PESQUISA IBOPE – A pesquisa mais recente considerada legítima pela Justiça Eleitoral foi a do Ibope, que aponta o candidato Julio Lossio na liderança da eleição em Petrolina, com 40% das intenções de voto. Em segundo está Odacy, com 19%, seguido por Fernando Filho, em terceiro lugar, com 17%. Em último aparece o candidato Rosalvo, com 3%. Pela pesquisa Ibope, Júlio tem 37 mil votos a frente do segundo colocado, que é o candidato do PT.

Julio, ainda de acordo com o Ibope, tem 71 mil votos. Atrás vem Odacy (33 mil votos), Fernando (30 mil) e Rosalvo (5 mil votos). A soma dos três candidatos, portanto, é inferior aos votos totais de Lossio. Os dados tem por base o universo de 178 mil eleitores de Petrolina.

 

Fonte: DanielnoBlog

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *