CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO EM PETROLINA NÃO ACONTECERÁ NO MODELO ELABORADO PELO MEC

 

Em reunião ontem (10), os membros do Fórum Municipal de Educação em Petrolina, discutiram as mudanças impostas pelo Governo Federal a respeito do colegiado, que reúne várias entidades de classes, órgãos governamentais de educação  e movimentos sociais.

As mudanças estão no Decreto 577/17 do Ministério da Educação, que dispõe sobre o Fórum Nacional de Educação. De acordo com o entendimento do colegiado em Petrolina, o Governo Federal está desrespeitando as decisões aprovadas pelo Pleno do Fórum. Os membros do Fórum na cidade irão acompanhar outras decisões tomadas a níveis estadual e federal, de criar a Conferência Nacional Popular de Educação-CONAPE 2018, se contrapondo à Conferência Nacional de Educação-CONAE, proposta pelo MEC. A Conferência Nacional é uma referência para a elaboração de políticas públicas para a educação no país.

Um documento foi elaborado pelo Fórum Municipal de Educação e será encaminhado à Secretária de Educação Maéve Melo.  Para que o Fórum Nacional de Educação 2018 aconteça, é preciso realizar o Fóruns Estadual e Municipal. As entidades que compõem o colegiado em Petrolina não concordam com o modelo do MEC e realizarão a Conferência Municipal Popular de Educação.

Membro do Fórum Municipal, a Vereadora Cristina Costa (PT) quer levar a discussão para a Câmara de Vereadores. “Vamos chamar ao debate essas imposições do Governo Federal para que a sociedade entenda que política de educação se discute com as centrais sindicais, com os movimentos sociais, com a população”, diz Cristina Costa.

O Fórum Municipal de Educação aguarda agora um posicionamento da Secretaria de Educação do Município, em relação a Conferência Municipal Popular de Educação em detrimento à Conferência Municipal de Educação encaminhada pelo MEC.

Assessoria de Imprensa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *