Programa Melhor em Casa recebe equipamentos para informatização de dados dos pacientes

 

No intuito de facilitar o trabalho da equipe do Programa Melhor em Casa e o acompanhamento dos pacientes assistidos, a Secretaria Municipal de Saúde de Petrolina acaba de receber 19 aparelhos smartphones do Ministério da Saúde, que serão utilizados para alimentação do Sistema de Informações Ambulatoriais do Sistema Único de Saúde (SIA). A ferramenta vai permitir maior velocidade e segurança no registro dos dados dos pacientes.


“Vamos aposentar a produtividade em papel para utilizar uma ferramenta digital. Isso facilita o trabalho da equipe tanto no registro das informações dos pacientes, como na busca dessas informações para acompanhamento do usuário”, contou a coordenadora do Programa, Cecília Carvalho. O Melhor em Casa, também chamado de Serviço de Atenção Domiciliar (SAD), tem como objetivo oferecer um serviço complementar à internação hospitalar. Um conjunto de ações de promoção à saúde, prevenção e tratamento de doenças e reabilitação em domicílio, garantindo a continuidade dos cuidados prestados na unidade hospitalar, a partir da integração com as redes de atenção à saúde.

Implantado em abril, 65 pessoas já foram atendidas em Petrolina e 49 estão sendo acompanhadas. “Nossos profissionais atendem aos chamados dos principais hospitais da cidade e das Unidades de Saúde da Família, e cadastram os pacientes de acordo com os critérios do Melhor em Casa, para que eles possam receber os devidos cuidados”, explicou Cecília Carvalho. Petrolina possui duas Equipes Multiprofissionais de Atenção Domiciliar (EMAD), compostas por médico, enfermeiros, assistente social, auxiliares e técnicos de enfermagem, e ainda uma Equipe Multiprofissional de Apoio (EMAP), formada por fisioterapeuta, psicólogo e nutricionista.

Para a dona de casa Amélia Rodrigues da Silva Britto, ter o seu marido acompanhado pelo Programa representa um alívio, pois nos momentos de precisão, não necessita ir até o hospital. “Eu fico mais tranquila por ter meu marido em casa e saber que tem essa equipe para cuidar dele. Vejo como ele é bem atendido, além disso, somos orientados sobre os cuidados que devemos tomar no dia a dia e a equipe nos dá todo o apoio”, contou Amélia Rodrigues sobre as visitas domiciliares da EMAD.

 

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