Uma realização da Associação do Comércio Agropecuário do Vale do São Francisco (Acavasf) com o apoio de instituições preocupadas com o desenvolvimento do setor, a exemplo da Codevasf, o Dia do Campo Limpo foi realizado no canteiro de obras do Perímetro Irrigado Salitre, em Juazeiro (BA), nessa terça-feira (28). O evento contou com a participação de cerca de 300 produtores rurais de Juazeiro e cidades vizinhas, além de engenheiros, técnicos e empresários do ramo.
De acordo com o Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (inpEV) – entidade sem fins lucrativos criada pela indústria fabricante de defensivos agrícolas – em dez anos, o Sistema Campo Limpo destinou mais de 220 mil toneladas de embalagens de agrotóxicos e sua atividade resultou em benefícios ambientais. Ele possibilitou, por exemplo, que 250 mil toneladas de CO2 equivalente deixassem de ser emitidas no meio ambiente, ganho que corresponde a uma economia de 571 mil barris de petróleo. O inpEV é responsável por realizar a gestão pós-consumo das embalagens vazias de seus produtos, respeitando a Lei Federal nº 9.974/2000 e o Decreto Federal nº 4.074/2002.
O Dia do Campo Limpo que acontece em várias cidades do Brasil tem como objetivo a conscientização dos produtores em relação ao uso e descarte das embalagens de defensivos agrícolas. Segundo o inpEV, o Brasil é referência na logística reversa de embalagens vazias de agrotóxicos: 94% das embalagens primárias (aquelas que entram em contato direto com o produto) são retiradas do campo e enviadas para a destinação ambientalmente correta.
O Superintendente da Codevasf, em Juazeiro, Emanoel Lima da Silva falou sobre a importância do evento para o desenvolvimento econômico da região. “Para fazer com que a agricultura adquira uma qualidade e uma competitividade no mercado nacional e internacional precisa, antes de tudo, que tenha um produto que seja gestado com controle ambiental. Essa ação do Campo Limpo, além de recolher as embalagens utilizadas pelos produtores de forma organizada, busca também qualificar a forma como deve ser utilizado esses defensivos e principalmente, estimular a convivência em condomínios de forma harmônica, onde todos possam ter sua produção de qualidade e, ao final, adquirir um preço justo para melhorar a qualidade de vida. É isso que nós buscamos. Isso é função social da Codevasf na luta pelo desenvolvimento da região”, sinalizou Emanoel Lima.
Na ocasião, os participantes contaram ainda com serviços de aferição de pressão, vacinação e teste de glicemia, oferecidos através da parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, além de almoço, sorteio de brindes e palestras relacionadas ao tema.
