Nesta segunda-feira (27), a secretária Municipal da Mulher, Roseane Farias, foi ao pátio de eventos do Centro de Convenções Senador Nilo Coelho prestigiar os participantes da 20° edição do Rally dos Sertões. Na oportunidade, a secretária conversou com as duas participantes que relataram os desafios da profissão.
Piloto de rally há mais de 15 anos, designer gráfica e artista plástica, Helena Dayama esteve em Petrolina e destacou que as dificuldades, enquanto competidora, são as mesmas para homens e mulheres. Ela pilota e coordena uma equipe composta por mais de 10 pessoas e, assim como outras mulheres, teve que adiar projetos pessoais em prol da profissão. Essa dedicação lhe rendeu um título que a fez entrar para a história da competição em 2005. “Ser a primeira mulher a vencer um Campeonato Brasileiro de Rally é o resultado dessa dedicação e, além de tudo, uma grande realização pessoal. É o orgulho de estar representando todas as mulheres vencedoras, não só no automobilismo, mas na vida”, disse.
A secretária da mulher de Petrolina também conheceu a competidora Helena Soares, que está na atividade há mais de seis anos, é mãe de três filhos e conta com a colaboração da família e pai dos menores para auxiliá-la na tarefa de educar enquanto está envolvida com as competições. Helena Soares tem como co-piloto Claudia Grandi, conhecida como a musa dos rallys. Claudia também é casada e seu companheiro é um dos participantes do Rally dos Sertões.
O trecho de Petrolina (PE) a Iguatu (CE) é a nona Etapa do Rally dos Sertões. Mulheres e homens estão desbravando o interior do Nordeste e tentando vencer os 4.840 quilômetros até chegar à capital cearense, Fortaleza.