Unidades do Nova Semente recebem visita de profissionais dos CRAS em Petrolina

 

Desde segunda-feira (14), as unidades do Programa Nova Semente dos bairros Henrique Leite, Vila Eduardo, Rio Corrente, Alto da Boa Vista, Vale do Grande Rio, Gercino Coelho, Projetos de Irrigação Núcleos 03, 08, 10 e 11, e distrito de Ponta da Serra, estão recebendo a visita dos profissionais do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), das 17h às 18h, que vão prestar assistência às famílias contempladas pelo programa. As visitas continuarão até o dia 25 deste mês e têm como objetivo realizar serviços de assistência social nestes locais, como: pré-cadastro das famílias para inclusão no Programa Bolsa Família, encaminhamento das necessidades de aquisição de 2ª via de documentos e cadastro das crianças no Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e encaminhamento para os programas de jovens – Centro de Juventude e Projovem, bem como o cadastro da família no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), para receber alimentos destinados àqueles que se encontram em situação de vulnerabilidade social.

 

Na tarde da segunda-feira (14), a unidade do Nova Semente beneficiada foi a do bairro Henrique Leite. A pedagoga e coordenadora do CRAS do Fernando Idalino, Cleusivalda Rodrigues, e a psicóloga Marcela Mendes, realizaram, das 17h às 18h, 16 cadastros e todas as famílias inscritas participarão do PAA. Semanalmente, os alimentos chegam ao CRAS e as pessoas podem recebê-los mediante apresentação do RG.

 

De acordo com a coordenadora do CRAS Fernando Idalino, Cleusivalda Rodrigues, o cadastro das famílias é utilizado para mapear as famílias e proporcionar a participação em Programas como o PAA. “Mapeamos e inscrevemos as famílias para participarem do PAA, como também cadastramos as mães para participarem dos grupos de convivência, onde elas têm a oportunidade de assistir palestras com temas sugeridos por elas, dinâmicas e artesanatos”, ressaltou.

 

O CRAS Fernando Idalino tem cerca de 1.200 famílias cadastradas. Para a dona de casa, Carla Patrícia Barbosa, inscrita no cadastro da família e no Bolsa Família, o PAA representa um ótimo auxílio alimentar. “Tenho quatro filhos e o Programa é uma boa ajuda, pois não tenho condições de comprar frutas e verduras sempre. É uma ajuda a mais porque é difícil se manter”, destacou.

 

A Secretária de Desenvolvimento Social e Trabalho, Tereza Virgínia Carvalho, ressaltou a importância de levar o serviço assistencial do CRAS às unidades do Nova Semente. “É uma oportunidade para as famílias em situação de vulnerabilidade social se cadastrarem nos programas sociais, como o Bolsa Família, Juventude e Cidadania, Projovem, Centro da Juventude, PAA, entre outros. Dessa forma, a Secretaria pode oferecer assistência a essas famílias. Isso é cuidar das pessoas, levando os programas sociais para as mães que tem filhos inscritos nas unidades Nova Semente, que cuida das crianças das 06h às 18h, oferecendo reforço alimentar e alfabetização, bem como toda assistência a saúde”, salientou.

 

O CRAS do bairro Fernando Idalino fica localizado na Rua 05, nº 70. Para saber mais informações sobre os serviços oferecidos pelo Centro, o interessado deve ligar para (87) 3861-2685.

 

Texto e foto: Luana Bernardes

Ascom/PMP

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *