AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE VIOLÊNCIA NAS ABORDAGENS POLICIAIS SERÁ REALIZADA EM JUAZEIRO

A frequência de denúncias de violência policial contra pessoas negras, encaminhadas ao Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Compir) de Juazeiro/BA), a partir do Carnaval da cidade deste ano, levou este Conselho a dialogar com a Comissão Estadual de Direitos da Assembleia Legislativa/BA para a realização de uma Audiência Pública sobre Abordagem Policial em Juazeiro, que acontecerá nesta 6ª feira, 5.5, a partir das 9 horas no Auditório da Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

A mesa da Audiência Pública deverá ser formada por deputados da Comissão de DH, da Prefeitura local, dos Conselhos Municipais, dos órgãos judiciais, estaduais e municipais e de segurança do município e do Estado da Bahia. Além dessas autoridades, o reitor da UNEB, José Bites de Carvalho, e os diretores da UNEB em Juazeiro, deverão participar do evento.

Na ocasião o Compir encaminhará ao prefeito Paulo Bomfim, um pedido para a criação do serviço SOS Racismo, com esboço de funcionamento desse serviço jurídico gratuito à população. Esse atendimento, por telefone, deverá ser gratuito e feito por profissionais especializados, como advogados e estagiários de Direito. Nesse sentido, o esboço do projeto prevê uma parceria entre a Prefeitura de Juazeiro e o curso do Direito da UNEB específica para esse serviço, além da realização de uma formação básica em temas como Direitos Humanos, racismo, política de Segurança Pública, por exemplo.

Ascom

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *