Moradia Saudável ?!!

 

Como nós sabemos um lugar saudável para a nossa população é uma das condições fundamentais para a existência de um bom saneamento básico, e como é do nosso conhecimento, a cidade de Juazeiro ao longo de décadas não se preparou de forma objetiva para resolver esta questão (Moradia Saudável).
Para encaminhar de forma concreta a resolução deste problema foram adotadas basicamente duas intervenções:
1 – Preparação de infraestrutura urbana, digo água, estradas, esgotamento sanitário, abastecimento de energia elétrica (via COELBA), o que serviu de estímulo para a iniciativa privada desenvolver seus projetos, ou melhor, dizendo, tanto o pequeno como os médios ou grandes empreendimentos foram estimulados a construir novas habitações.
Devemos salientar que a cidade de Juazeiro hoje apresenta um nível de crescimento econômico muito bom, inclusive o maior percentual de empregos com carteira assinada do interior da Bahia. Quem visita nossos bairros, por mais longínquos que sejam já observam hoje a preponderância de pequenas construções, por exemplo, quarto, sala, banheiro, aonde chegou a nossa rede de esgotamento sanitário e distribuição de água. É bom dizer que foram construídas em torno de 220 km de rede coletora de esgoto na administração Isaac Carvalho, além da melhora dos acessos aos bairros, garantindo assim a coleta dos resíduos sólidos, bem como a extensão das redes de distribuição de água (a capacidade de tratamento de água do SAAE aumentou 60%).
2 – O outro eixo utilizado para solucionar o problema da habitação foi à construção direta através da Caixa Econômica – Banco do Brasil e iniciativa privada em torno de 6.000 novas habitações.
Como se vê, foi importante desenvolver uma dinâmica técnico político administrativo para se obter esses avanços que contribuíram também para regular o mercado imobiliário em favor sobretudo dos menos favorecidos.
Essa forma de gestão é uma marca do governo Isaac Carvalho (Governo da mudança).

Eng. Alberto Gaspar


 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *