Confea garante registro profissional definitivo para graduados em urbanismo

Agora é definitivo. Os profissionais de urbanismo, egressos do curso da UNEB – único do país dissociado da área de arquitetura – vão poder receber registro profissional definitivo e de validade nacional, chancelado pelo Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea).

O registro é resultado de uma antiga luta da administração da universidade e do movimento estudantil, em parceria com o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia (Crea-BA), para o reconhecimento da profissão.

A universidade vai enviar ainda um documento para o Crea-BA objetivando dar continuidade às discussões sobre as competências e atribuições dos profissionais de urbanismo.

Solenidade de entrega das carteiras em outubro

Até o mês de outubro deste ano, o Crea-BA quer promover uma solenidade para a entrega das carteiras de certificação profissional definitivas para os graduados no curso de urbanismo da UNEB.

Antes disso, outros encontros entre as partes envolvidas vêm ocorrendo. Com o objetivo de regularizar as pendências dos urbanistas já cadastrados pelo Crea-BA atualizar os dados cadastrais dos profissionais, o conselho convocou a UNEB e a Sociedade Brasileira de Urbanismo (SBU) para uma reunião, realizada na última segunda-feira (6).

O urbanista tem capacidade para atuar frente aos problemas urbanos, tanto no planejamento, desenvolvimento e gestão geral das cidades, quanto nos aspectos específicos dos setores urbanos de transporte, habitação, meio ambiente, controle do uso do solo, abastecimento de água, esgotamento sanitário, limpeza, legislação, iluminação pública, abastecimento alimentar, turismo, lazer e administração municipal.

A profissão de urbanista abrange não só a gestão urbana, mas a análise das dinâmicas espaciais, ambientais, populacionais, econômicas e sociológicas, além de habilitar o profissional para lidar com o instrumental jurídico necessário para dar suporte a qualquer intervenção urbana.

Mais informações no site www.uneb.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *