Teatro de bonecos, cinema e apresentações artísticas, são alguns dos ingredientes que compõem o projeto Caravana da Cultura, que percorre bairros, povoados, distritos e comunidades do município de Curaçá.
A Caravana atinge todos os públicos através de uma linguagem lúdica e voltada para temas como educação, meioambiente e patrimônio cultural. Nesta sexta-feira (03), o projeto fez apresentação no distrito de Poço de Fora, sendo que hoje (04) será a vez do distrito de Barro Vermelho. De acordo com dados do Departamento de Cultura da Secretaria Municipal de Educação, somente entre os meses de abril e junho deste ano cerca de 3000 moradores participaram do programa.
Durante as apresentações neste mês de agosto a Caravana terá como tema principal o folclore, celebrado no dia no dia 22. Entre as manifestações folclóricas curaçaenses, nesta temporada, será referenciada a Marujada, uma tradição popular que acontece no dia 31 de dezembro e que surgiu a partir da iniciativa dos escravos, como uma forma de prestar homenagens ao santo São Benedito, que no século XX tornou-se um dos padroeiros da cidade.
“Através do projeto Caravana da Cultura nós conseguimos expandir e incentivar as tradições culturais na nossa região, além de levar entretenimento para as crianças, jovens e adultos do nosso município. Neste mês a população de Curaçá poderá conferir um videodocumentário produzido na década de 1990 sobre uma das festas mais bonitas e importantes da nossa cultura local, neste caso a Marujada”, argumentou o Diretor do Departamento de Cultura, Fernando Ferreira.
A Caravana da Cultura na próxima quarta-feira (08) se apresentará no Bairro Curaçá I (sede), quinta-feira (09) na comunidade do Brandão e sexta-feira (10) no Povoado do Mundo Novo.
Ascom Departamento de Cultura de Curaçá.