Home / Administração / ALERTA! CANAL PRINCIPAL DO PROJETO NILO COELHO PODE ROMPER COM LIGAÇÕES CLANDESTINAS

ALERTA! CANAL PRINCIPAL DO PROJETO NILO COELHO PODE ROMPER COM LIGAÇÕES CLANDESTINAS

A notícia da ameaça de rompimento do canal principal do Projeto Nilo Coelho em Petrolina tem deixado produtores e áreas ribeirinhas em estado de alerta. O mesmo está sendo ameaçado por ligações clandestinas, ou seja, furto de águas por invasores de áreas de proteção ambiental que vem acontecendo a vários meses, pondo em risco a estrutura de contenção de placas de concreto, podendo romper a qualquer momento.

Produtores preocupados com essa situação estão cobrando das autoridades providências, e hoje protocolarão um abaixo-assinado junto a CODEVASF solicitando o apoio do órgão no sentido de mobilizar o corpo técnico e do distrito de irrigação para avaliarem os riscos existentes ao bom funcionamento do canal. Os constantes desvios de água do canal principal do perímetro irrigado Senador Nilo Coelho, podendo danificar a estrutura do equipamento, além de causar grandes prejuízos aos produtores do Vale do São Francisco. Situação de apreensão diante do quadro apontado pelos próprios produtores que tem denunciado essa situação.

Para Caio Coelho, diretor de marketing da Valexport a invasão é criminosa, e por ser o caminho principal dos pomares no vale esse canal era pra ter proteção permanente inclusive da Polícia Federal e não vem tendo até porque as denúncias em relação as invasões irregulares que vem acontecendo já vem ocorrendo e não se vê nenhuma providência para combater. Ainda segundo ele o problema levou esses produtores a mandarem o abaixo-assinado hoje as autoridades e na expectativa de que tão logo sejam tomadas as medidas devidas.

Em parte também do documento os produtores alegam ainda que o furto de água se permanecer como está pode implicar em transtornos e prejuízos irreparáveis para os produtores de milhões de dólares, não só as exportações de frutas da região a todos os agentes que operam na cadeia de produção e comercialização ocasionando causa econômica e social em todo o vale do São Francisco, potencializado pelos milhares de trabalhadores que certamente serão afetados.

Os produtores não escondem sua aflição em relação a possibilidade de problema de ordem catastrófica na região como a ruptura das placas do canal principal.

Não é de agora a discussão desse problema onde famílias vem invadindo áreas de preservação ambiental e naturalmente surgem os furtos de água e com isso, podendo causar um dano imensurável para a produção de frutas na região.

Site Grande Rio FM

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *