IMPASSE: PATRÕES SE RETIRAM DA MESA DE NEGOCIAÇÃO COM TRABALHADORES RURAIS DE JUAZEIRO

Os trabalhadores rurais de Juazeiro não estão satisfeitos com o resultado das negociações com a classe patronal durante a campanha salarial 2017. Em entrevista ao BlogQSP, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Juazeiro (STR), Emerson José, o popular Mitu, disse que o impasse continua e após 3 rodadas de negociação a classe patronal se retirou da mesa.

“Iniciamos a 23ª campanha salarial da única convenção coletiva, que abrange dez municípios dos dois estados (Pernambuco e Bahia). No dia 25 de janeiro a classe patronal se retirou da mesa e disse que não vai dar o reajuste salarial e nem o índice inflacionário, além disso, eles querem tirar as lutas dos trabalhadores que já foram conquistadas, a exemplo, do transporte gratuito, banco de horas, o trajeto interno entre a portaria da empresa e o local de trabalho, pagamento no 2° dia útil, redução de jornada no dia do pagamento, entre outros”.

“Não vamos deixar que sejam retirados nada dos trabalhadores, já fomos prejudicados com o reajuste do salário mínimo que está abaixo da inflação e não vamos admitir que a classe patronal que vem lucrando muito nos prejudique, queremos um salário de R$ 987 reais e não vamos aceitar outro valor. Para se ter uma idéia só em Juazeiro foi exportado mais de 80% da produção de manga e uva, eles lucraram bastante e agora não querem dar nosso reajuste”, acrescentou.

Mitú disse que a categoria já está estado de greve e esta semana vão suspender as suas atividades. “A lei garante que só podemos fazer a greve após 48h e a partir desta semana vamos nos mobilizar e deflagrar greve geral, toda categoria vai parar”, alertou.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *