.jpg)
A pesquisa desenvolvida na Bahia para o controle biológico do mosquito transmissor da dengue vai dar um importante passo neste sábado, com a inauguração das novas instalações da Unidade de Produção do Aedes Transgênico, na Biofábrica Moscamed Brasil, em Juazeiro. O empreendimento foi construído com recursos do governo da Bahia, cerca de R$ 1,6 milhão. Participaram da solenidade, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e os secretários estaduais da Saúde, Jorge Solla, da Ciência, Tecnologia e Inovação, Paulo Câmera, da Agricultura, Eduardo Salles da Bahia e Ranilson Ramos de Pernambuco.
O Projeto Aedes Transgênico visa controlar a transmissão da doença produzindo linhagens de mosquitos geneticamente modificados, que morrem antes de chegar à fase adulta, e, por isso, não conseguirão transmitir a doença. Com a ampliação, a biofábrica passa a produzir quatro milhões do mosquito macho por semana, número oito vezes superior aos 500 mil que eram produzidos.
Também presente ao evento o secretário de agricultura de Pernambuco, Ranilson Ramos (foto), anunciou em primeira mão ao Blogdofarnesio, que o governador Eduardo Campos liberou recursos da ordem de 500 mil reais, que serão investidos na pesquisa da Mosca da Fruta, principal preocupação dos fruticultores da região, que ajudarão a incrementar a pesquisa desenvolvida pela Moscamed, que terá reflexos positivos no combate a esta praga das frutas.