Prefeitura de Petrolina inicia reposição de plantas nativas na orla

Dando continuidade ao trabalho de revitalização da margem do rio São Francisco, a Prefeitura de Petrolina, através da Agência Municipal de Meio Ambiente (AMMA), iniciou a reposição das plantas nativas em substituição às algarobas que se alastraram na orla da cidade. A ação faz parte do Plano de Recuperação de Área Degradada (PRAD) que prevê a revitalização da Orla e a construção da Orla III de Petrolina.

A AMMA e a Secretaria de Infraestrutura já haviam realizado a retirada das algarobas na área localizada entre o Círculo Militar e o restaurante Bêra D’água, no final da Avenida Cardoso de Sá. “Nesse momento é que começamos a revitalização de fato, após a retirada das algarobas, a Orla poderá aumentar a sua biodiversidade, recebendo plantas nativas como ingazeiras, ipês, umbuzeiros, juazeiros e outros tipos mais apropriados para a região”, afirmou o diretor-presidente da AMMA, Geraldo Junior.

Buscando o desenvolvimento sustentável da região, a prefeitura, através da AMMA, estabeleceu para algumas empresas beneficiadas pela concessão de licenças ambientais, o plantio compensatório. A reposição da mata nativa da orla está sendo realizada por essas empresas, a exemplo da PDG, que é responsável pelo plantio dois hectares que totalizam 1.250 mudas na margem do São Francisco.

O trabalho está sendo comandado pelo engenheiro florestal Ivan Igor Silva Sá, que explica os passos do reflorestamento. “A primeira etapa foi a retirada das algarobas, que são plantas exóticas e não permitem o crescimento de outras plantas, além de alastrarem-se rapidamente. Agora estamos na fase do plantio das mudas e, depois disso, cada empresa ainda será responsável pelo monitoramento do local por um período de dois anos”, assegurou.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *