Técnicos da Moscamed encaminham projeto de controle e monitoramento de moscas das frutas para produtores do Ceará

Enfrentando problemas com infestação de moscas-das-frutas nas culturas de goiaba, manga e mamão, nos perímetros irrigados de Baixo Acaraú e Araras Norte, localizada na região noroeste do estado do Ceará, produtores da região se reuniram na segunda-feira (25), na sede do Banco do Nordeste em Fortaleza- CE com a superintendência do banco, o diretor executivo Jair Virginio e o gerente técnico Rodrigo Viana, da Biofábrica Moscamed Brasil, para encaminhar o Projeto de implantação do programa de Monitoramento e controle de Moscas-das-Frutas, desenvolvido pela Moscamed.

O projeto será realizado em aproximadamente 1000 hectares de fruteiras localizadas nos dois perímetros irrigados. De acordo com informações de Rodrigo Viana, o projeto prevê o monitoramento populacional com o uso de armadilhas e adoção de técnicas de controle populacional com a utilização de inseticidas orgânicos e aplicação da técnica do inseto estéril para manutenção dos baixos níveis populacionais.

“As culturas que são atacadas danificando a produção perdem valor de mercado e gera prejuízo aos produtores. Toda a economia local sai prejudicada”, afirmou.

A Moscamed Brasil é reconhecida internacionalmente por seus programas de monitoramento e controle integrado da mosca-das-frutas com uso da Técnica do Inseto Estéril – TIE (Sterile Insect Technique, em inglês). O uso da técnica do inseto estéril é eficaz e minimiza o emprego contínuo de inseticidas protegendo o meio ambiente, se adequando aos padrões de segurança alimentar.


Texto: Iana Lima



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *