Professora da Univasf publica capítulo em livro

Arte como conhecimento crítico e reflexivo no cotidiano escolar do Vale do São Francisco

A professora do curso de Artes Visuais, Flávia Pedrosa Vasconcelos, da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), publicou o capítulo “Entre teorias e práticas pedagógicas: conceituações didáticas contemporâneas no ensino de artes visuais” em parceria com o discente do curso Uriel de Souza Bezerra, no livro “Paisagens Plurais: artes visuais & transversalidades”.
O texto é o resultado da pesquisa da professora da Univasf e aborda as bases para construir a perspectiva do projeto “Multi, Inter e Trans do Ensino de Artes” (Mitea), o grupo visa sugestões metodológicas para ministrar a disciplina de Artes no ensino fundamental na cidade de Juazeiro – BA. Com base nestas experiências, a professora relata sobre as observações que pôde constatar com o estudo. “Há a necessidade de revisar a gestão administrativa e pedagógica das escolas de Juazeiro- BA e Petrolina – PE, além de discutir de forma crítica e reflexiva o método de ministrar a disciplina, para a mesma não ser apenas uma matéria decorativa no currículo,” explicou.
O livro foi organizado pelas professoras Madalena Zaccara, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e por Lívia Marques, da Universidade Federal de Paraíba (UFPB). A obra, publicada pela editora da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), faz parte da primeira coletânea de pesquisa do Programa de Pós-graduação em Artes Visuais (PPGAV) da UFPB em parceria com a UFPE. 
O lançamento do livro ocorreu no dia 15 de junho, na galeria Gamela, em João Pessoa – PB. A obra poderá ser adquirida no XXI Congresso da Federação de Arte – Educadores do Brasil (Confaeb), entre os dias 29 de outubro e 2 de novembro deste ano.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *