Deputado Amauri defende o Voto Aberto

O deputado Amauri Teixeira (PT/BA) defendeu em plenário, esta semana, o voto aberto na Câmara dos Deputados. De acordo com Teixeira é um direito do povo saber como os parlamentares estão votando. “É inaceitável existir na Casa que representa o povo algum tipo de votação que esconda da população o voto dos seus representantes”.

Teixeira disse ainda que como representantes do povo brasileiros os deputados devem ter transparência nas suas ações e opiniões. “Nós não somos donos do nosso mandato, não estamos aqui para praticar nossa vontade, nós estamos aqui para praticar a vontade do povo que nos elegeu. E não há nada que justifique votarmos secretamente e escondermos o nosso voto”, disse Amauri.

Amauri disse ainda que o Senado está avançando, de acordo com ele o resultado da votação na Comissão de Ética do Senado foi 15 a 0. O deputado provocou, “eu quero ver se o Senado vai sustentar no voto secreto a cassação de Demóstenes”.

Teixeira citou o exemplo do processo contra Jaqueline Roriz, “Na votação da cassação da Deputada Jaqueline Roriz, a proporção foi de 3 para 1 no voto aberto, a favor da cassação, mas, na hora em que veio para o voto secreto, a deputada saiu impune, apesar de a Comissão de Ética recomendar a cassação do seu mandato”.

O deputado finalizou criticando o voto secreto, “o voto secreto beneficia a impunidade, o conluio e faz com que a democracia não avance, somos inteiramente a favor do voto aberto em todas as hipóteses, não há uma sequer em que se justifique”, concluiu.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *