AP – Durante a festa de confraternização oferecida pelo prefeito de Juazeiro, Isaac Carvalho (PCdoB) à imprensa na sexta-feira (02), o evento demonstrou ser o primeiro ponta pé para unir lideranças e formadores de opinião para as eleições de 2018 de deputado federal, além de comemorar os oito anos de administração. Estiveram presente a imprensa, prefeito eleitos, vereadores, e outras pessoas. Algumas lideranças do partido ligadas ao próprio prefeito não compareceram, a exemplo do advogado de Remanso, Marcos Palmeira, Geo, prefeito de Canudos e Lindomar Dantas de Uauá.
“Hoje foi a confraternização com a imprensa, amanhã será com os vereadores, e no dia 16 será com toda a sociedade na Via Show onde estaremos convidando aliados, servidores cujo objetivo é agradecer pelos dois mandatos. Eu sei que tem muita coisa ainda para fazer e espero que com a eleição do sucessor as coisas possam dar continuidade para atender os anseios da população”. Ao seu estilo, Isaac aproveitou do momento para dar uma cutucada nos ex-prefeitos Joseph Bandeira (SDD), Misael Aguilar (PMDB), Rivas (DEM) e Jorge Koury (DEM) indiretamente. “Ajudamos a recuperar boa parte do tempo perdido, porque Juazeiro tem bairros com mais de 30, 40 e 50 anos que não tinham saneamento e pavimentações, os quais tinham dificuldade no abastecimento de água onde a cidade estava a beira de um colapso, inclusive na área urbana. Hoje tudo isso foi resolvido em 90% com recurso próprio”.
Isaac afirmou ainda está deixando para a população mais de 11 mil casas adquiridas durante os Governos Lula e Dilma Rousseff. “É o maior programa habitacional já implantado em Juazeiro. Outro grande passo que Juazeiro foi com relação a educação. O município se destaca hoje como uma das 10 melhores cidades da Bahia; o índice de geração de emprego como um dos melhores do país, mas a cidade precisa se desenvolver ainda mais”, comemorou.
Sobre a sua possível participação e indicação de pessoas para ocuparem cargos a partir de janeiro na administração do prefeito Paulo Bomfim (PCdoB), ele desconversou. “Eu serei um colaborador, pois Paulo Bomfim já está conversando e participando da transição onde pretende fazer uma reforma administrativa. Ele está conversando com os partidos e tem que governar ao lado deles”. Ainda na conversa o prefeito deixou escapar sobre os entendimentos para a sua provável candidatura de deputado federal. “Estou conversando com o Governador Rui Costa sobre a política regional. Não sei se é melhor contribuir com a administração estando aqui em Juazeiro, se é melhor exercer um papel a nível estadual desde que a região norte seja prioridade. Estou fazendo uma interlocução na politica regional para que possa avançar cada vez mais”.
Dias difíceis
O prefeito afirmou que encontrou há 8 anos a prefeitura cheias de problemas causada pelos seus antecessores. “Agradeço a Deus porque quando assumir nos primeiros dias não foi fácil, Juazeiro estava em momento de muita dificuldade, mas quando entramos descobrimos que as dificuldades eram maiores ainda más nunca cruzamos os braços. O Tribunal de Contas tinha condenado o município porque os ex-gestores tinham aumentado a sua divida nos anos de 2007 para 2008 (Misale Aguilar) em R$ 7 milhões para mais de R$ 70 milhões, diante disso terminamos contornando a situação e hoje Juazeiro já realiza obras com recursos próprios. Já fizemos construções de avenidas, recuperação de praças, construção de colégios, creches, sendo que hoje Juazeiro vive um novo momento mas tem muitas coisas ainda para avançar”.
Ele declarou sobre o segredo que elegeu Paulo Bomfim como sucessor. “Foi o grande trabalho que nós realizamos em Juazeiro. O povo confiou em nosso projeto e viu ele como uma pessoa preparada e que tem condições de assumir os destinos de nosso município. Encontramos a cidade com duas obras cheias de problemas e já entregamos mais de 400 e tenho mais de 100 delas em andamento que Paulo Bomfim possa entregar com tranquilidade através da agenda ‘Toda sexta tem obra’”.
Ele voltou a reafirmar sua candidatura de deputado federal. “A tendência é o Congresso Nacional. Já temos dois deputados estaduais da base e a região norte não tem um deputado federal. Não serei um deputado de Juazeiro, e sim do São Francisco pois meu objetivo é trabalhar pelo desenvolvimento da região norte”, conclui.