Visando fortalecer o Projeto de Entrepostos Frigoríficos Modulares, a Secretaria da Agricultura por meio da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) esteve reunida, ontem (19), com representantes do Banco do Nordeste para discutir possíveis linhas de financiamento para a aquisição de equipamentos voltados à adequação de mercados municipais de carne. Os mercados, cuja gestão pertence aos municípios e associações de açougueiros locais, funcionam como estruturas complementares de apoio às unidades do Entreposto Frigorífico Modular, colocando à venda a carne que é armazenada nos Entrepostos.
O objetivo da Seagri/Adab é viabilizar o desenvolvimento da cadeia produtiva da carne segura, auxiliando associações de açougueiros e prefeituras municipais no acesso ao crédito para adequação das unidades de venda das carnes. Após a reunião com o Banco do Nordeste ficou definido que, a princípio, as linhas de crédito disponibilizadas serão as do Empreendedor Individual ou o CrediAmigo. “Coube à Adab e ao Banco do Nordeste a articulação com seus prepostos nos municípios onde já estão concluídos os entrepostos, com o agendamento de visita conjunta a estes locais para verificação, junto à prefeitura, da situação dos comerciantes locais”, explica a fiscal Estadual Agropecuária da Adab, Anete Cruz.
Referenciado pelo Ministério da Agricultura, o Projeto de Entrepostos Frigoríficos tem como objetivo verticalizar a produção de carne no Estado, considerando os aspectos culturais, reduzir o impacto ambiental nos municípios e diminuir o abate clandestino na Bahia. “Todas as ações visam a descentralização do setor, minimizando o percentual de abate clandestino no Estado, ao mesmo tempo em que oferece às prefeituras um modelo de gestão compartilhada que dará sustentabilidade ao abate tecnificado em nosso território”, finaliza.
Ascom/Adab