N-11 realiza o I Arraiá da Paróquia São Francisco das Águas em Petrolina

 

Como forma de resgatar as verdadeiras raízes do festejo de São João, a Paróquia São Francisco das Águas realizou no último sábado (09) o Primeiro Arraiá Paroquiá no Núcleo 3 do Projeto Senador Nilo Coelho. A festa alusiva aos festejos juninos contou ainda com a presença do prefeito Julio Lossio que incentiva ações de resgate cultural, além de realizar neste ano a festa tradicional em comemoração aos 100 anos do Rei do Baião, Luiz Gonzaga, que também prezava pela boa música e valorização das raízes.

Organizado pela paróquia que atende as comunidades da área irrigada do Projeto Senador Nilo Coelho, Maria Tereza e assentamentos, ao todo 30 localidades, o festejo promoveu show com forró pé-de-serra, apresentações de quadrilha, escolha dos reis e rainhas dos sete setores da paróquia, além de realizar a venda de comidas típicas.

Todo o dinheiro recolhido, segundo o padre Paulo Sérgio Vieira, será revertido para a construção da igreja matriz com casa paroquial e sacristia. “Nossa intenção é resgatar a cultura e trazer de volta o verdadeiro sentido dos festejos de São João, que hoje em dia tem sido distorcido por muitos. A proposta é valorizar a cultura de maneira cristã”, explicou o padre Paulo Sérgio, responsável pela Paróquia São Francisco das Águas.

Também em ritmo do São João que terá atrações locais e nacionais, o prefeito Julio Lossio parabenizou a equipe de organização pela iniciativa, reforçando os valores culturais e da sociedade com o resgate promovido pela igreja. “Petrolina é uma cidade cristã, com povo de muita fé e que tem em momentos como esse a oportunidade de resgatar a cultura do São João com um clima familiar e saudável. É assim que pensamos nossa cultura e é assim que acontecerá o São João do Vale, uma festa com a proposta de homenagear o rei Luiz Gonzaga que, com sua música, cantou o sertão em suas mais diversas faces, expressando também a força e a fé dos sertanejos”, concluiu o prefeito.


 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *