A Unidade Regional do Sertão do São Francisco (URSF) da Federação das Indústrias de Pernambuco (FIEPE), em Petrolina, realizou ontem (20) uma formação gratuita para funcionários de 21 empresas da região, com o objetivo de explicar como gerir a segurança e saúde do trabalho na era do e Social. O treinamento faz parte do Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA) da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e é destinado principalmente para as áreas de segurança do trabalho e gestão de pessoas.
O engenheiro de segurança do trabalho, João Carlos Araújo, veio do Rio Grande do Sul especialmente para ministrar a orientação. Ele explica que o e Social é um projeto do Governo Federal que visa unificar por meio da Internet as informações que o empregador tem dos trabalhadores. “Essa mudança tem gerado muitas dúvidas sobre, por exemplo, licença, afastamento ou atestado. São esses questionamentos que buscamos responder nessa formação”, diz o gaúcho que também passou por uma capacitação da CNI.
Segundo Araújo, passado a fase de migração do sistema de informações atual para o virtual, as dúvidas dos funcionários tenderão a diminuir. Opinião compartilhada pela analista de Recursos Humanos de uma indústria em Juazeiro (BA), Mariana Rocha, que participou da capacitação. Ela considera que a iniciativa da FIEPE/URSF veio em boa hora. “A formação foi bastante focada. Tocou em pontos bem relevantes e que trazem muitas dúvidas na minha área”, salientou.
O gerente da unidade regional da FIEPE, Ricardo Miranda, lembrou que para 2016 foram programadas quatro formações destinadas a diferentes áreas profissionais da indústria local. De acordo com o executivo, a próxima orientação será no dia 29 de novembro, na sede da URSF no Centro de Convenções Senador Nilo Coelho, quando a entidade conclui a série de capacitações falando sobre prevenção de problemas ambientais.
CLAS Comunicação & Marketing