O Carrancas F.A nasceu em 2013 de uma brincadeira entre amigos na ilha do fogo. O fundador da equipe Diego Silva reunia os amigos para jogar aos fins de semana, após ler notícias da existência de outras equipes de Futebol Americano no estado o grupo decidiu transformar o grupo de peladeiros em uma equipe amadora capaz de representar o Vale do são Francisco em competições regionais e nacionais.
O time hoje conta com aproximadamente 75 jogadores com faixa etária entre 17 a 35 anos com média de idade de 22 anos. O Carrancas FA é filiado a APA (Associação Petrolinense de Atletismo), que recentemente recebeu o título de utilidade pública. O time realiza seus treinamentos semanalmente no campo do SESI Petrolina-PE.
O JOGO
O futebol americano é um esporte jogado por 2 times com 11 jogadores em campo cada um. O time que tem a posse de bola é chamado de time de ataque (ofensivo) e a intenção desse time é avançar pelo campo através de corridas ou passes até cruzar a linha de gol e chegar a uma área chamada End Zone (zona final).
O time adversário é chamado de time de defesa (defensivo) e tenta parar o time de ataque e retomar a posse de bola. Quando o time de ataque marca pontos ou perde a posse de bola, os times invertem os papeis. O time A, por exemplo, se estiver com o time de ataque em campo e perde a posse de bola, entra na próxima jogada com o time defensivo, e assim por diante até o final dos 4 quartos.
Cada time possui 3 unidades diferentes, o time de ataque (ofensivo- time que tem a posse de bola), o time de defesa (defensivo) e os times especiais que só entram em campo em situações de chute (kick offs, Field goals e punts), cada time vai ter sempre 11 jogadores em campo.
O futebol americano é um esporte que demanda muita especialização de posição, portanto cada jogador joga apenas em uma unidade e geralmente exerce apenas uma função em campo.