Professores e alunos da UNEB visitam as obras de Remediação do Lixão

Nesta terça-feira (29), a equipe técnica da Secretaria de Desenvolvimento Urbano – SEDUR acompanhou a visita, as obras de Remediação do Lixão, de alunos e professores da Universidade Estadual da Bahia – UNEB.Os alunos do curso de graduação de Ciências Biológicas da UNEB, que também são professores das redes municipal e estadual de Sento Sé, Jaguarari, Abaré, Casa Nova, Sobradinho, Curaçá, Filadélfia e Juazeiro fizeram perguntas e conheceram de perto toda a área da Remediação.

A tecnóloga em gestão ambiental em resíduos sólidos da SEDUR, Ivanilde Gomes falou sobre o projeto, o andamento das obras, as ações implantadas e os impactos ambientais e sociais que obra trará para Juazeiro.“A nova célula tem vida útil de 20 anos, o que vai possibilitar que a área continue sendo utilizada, mas agora de maneira adequada, reduzindo os impactos negativos ao meio ambiente”, ressaltou Ivanilde.

Gerson de Souza, aluno e professor do município de Sento Sé ficou surpreso com a diferença do local. “Passava nesta estrada frequentemente e era terrível observar aquela quantidade de lixo, o mau cheiro, e o pior, as pessoas e animais que viviam aqui com todo aquele lixo. É notável a diferença, aquele lugar não existe mais”, relatou Gerson. A professora do município de Abaré, Eusa Pereira disse que iniciativas como esta precisam ser implantadas em outros municípios. “Precisamos cuidar do meio ambiente, e todos nós podemos ajudar nisso, principalmente na área de educação”, afirmou.

De acordo com a professora da UNEB, Lilian dos Reis a visita atendeu todas as expectativas do grupo, que faz parte do Programa Plataforma Freire. “Foi muito importante esta aula prática, tivemos a certeza que o governo municipal está cuidando da saúde pública e do meio ambiente. Tivemos oportunidade de conhecer de perto o projeto, a etapa que a obra se encontra, informações técnicas, além de saber sobre as ações como a coleta seletiva que está sendo implantada”, ressaltou. A professora disse ainda que fará um convite aos técnicos da SEDUR para realizarem uma palestra na UNEB sobre as obras de Remediação.

“É fundamental a parceria das instituições para darmos continuidade após a conclusão das obras. As universidades, ongs, instituições afins, os catadores e principalmente a população serão fundamentais na coleta seletiva, dessa maneira poderemos diminuir os impactos ambientais, além de gerar emprego e renda para os catadores” finalizou o secretário de Desenvolvimento Urbano, Anderson Fonseca.

Na próxima quinta-feira (31) a equipe técnica da SEDUR irá receber mais um grupo nas obras de Remediação, desta vez são os alunos do curso de graduação de Pedagogia da UNEB.

Emanuelle Lustosa/SEDUR

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *