Prefeito Julio Lossio sanciona lei de regularização fundiária do Loteamento Terras do Sul

Nessa segunda-feira (28), em uma noite de bastante alegria, o prefeito Julio Lossio, acompanhado do vice-prefeito, Domingos Sávio Guimarães, da primeira-dama do município, Andréa Lossio, dos secretários municipais, dos vereadores Raimunda Sol Posto (DEM), Alvorlande Cruz (PRTB) e Major Enfermeiro (PRTB) e dos líderes comunitários, sancionou a Lei 2.486 que aprova e autoriza a regularização fundiária da área urbana do Loteamento Terras do Sul, em Petrolina. A partir de agora, mais de 1.500 famílias passam a ter a certeza da posse da terra onde moram. Para realizar este sonho, a Prefeitura investiu cerca de R$ 1,1 milhão

O prefeito Julio Lossio destacou a importância da regularização fundiária para os moradores do Loteamento Terras do Sul e lembrou os novos desafios do Município para aquela comunidade. “Agora aqui nós vamos lutar por mais pavimentação, mais creche, mais saúde. Mas, era fundamental trazer a regularização fundiária, para que o homem e a mulher pudessem dormir tranquilos sem a ameaça do trator nas suas costas”, enfatizou.

A área do Loteamento Terras do Sul foi adotada pelo município de Petrolina como de interesse social em maio do ano passado. Com isso, o projeto sancionado pelo prefeito determina que sejam beneficiadas famílias que ocupam área de até 250m².

“A nossa ideia é beneficiar as pessoas que precisam. Eu sei que aqui existem comerciantes que já fazem parte da vida comercial do município. Quero aqui compactuar com os vereadores que nós queremos resolver o problema dessas pessoas. Mas, a minha ideia, é que a gente possa resolver esse problema com a contrapartida desses comerciantes para o próprio bairro. Fazer uma rua, uma praça, uma nova semente. Assim, o que é do povo volta para o povo”, frisou o prefeito Julio Lossio.

Moradora do Terras do sul, Maria Vilanir da Conceição, 73 anos, foi uma das muitas pessoas que compareçam na Avenida Principal, em frente à igreja católica do bairro, para viver a realização do sonho da regularização fundiária. “Hoje é a maior felicidade do mundo. Antes a gente vivia ameaçada pelo povo e hoje estamos felizes”, disse.

O secretário de Ordem Pública, Marcello Cavalcanti, explicou como foi o processo da regularização fundiária até o prefeito sancionar a lei. “Nós fizemos a opção em utilizar os funcionários da casa. Demonstramos que com pouco dinheiro e muita vontade se faz regularização fundiária. Os fiscais da secretaria de Ordem Pública, os funcionários da superintendência de Habitação, a Procuradoria, todo engajados com um único objetivo: fazer a regularização fundiária para entregar a dignidade às pessoas”, disse o secretário, lembrando que após a sanção da Lei, o Loteamento Terras do Sul passa a ser registrado e nos próximos dias os contemplados passarão a solicitar a individualização dos seus lotes para adquirirem as escrituras dos seus terrenos.

Texto: Emerson Rocha
Foto: Gilson Pereira

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *