PT escolhe Pelegrino para liderar bancada

O deputado federal Nelson Pelegrino foi escolhido nesta sexta-feira, 4, como o coordenador da bancada de deputados federais baianos do PT e como o nome do partido para pleitear a coordenação dos 39 deputados federais eleitos pela Bahia. Uma de suas missões à frente do cargo será garantir que o corte de despesas anunciado pelo governo federal não signifique a perda de recursos para importantes obras que estão previstas para a Bahia, principalmente as do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

A escolha de Pelegrino foi feita em reunião de parlamentares petistas, em Salvador, sob a coordenação do presidente estadual do partido, Jonas Paulo, e do senador Walter Pinheiro. Seu concorrente no comando da bancada era Josias Gomes, que em 2005 foi acusado de envolvimento no escândalo do mensalão. Respondeu a processo, que foi arquivado no Supremo Tribunal Federal.

Participantes da reunião relataram que o consenso por Pelegrino foi atingido de maneira tranquila. “Convergiu para ele porque está há mais tempo na bancada e também por ter sido escolhido em 2009 para assumir o cargo mas não  ter finalizado o mandato”, explicou Jonas Paulo.

Naquele ano, Pelegrino foi convocado pelo governador Jaques Wagner (PT) para assumir a Secretaria de Justiça, por isso teve que deixar a coordenação da bancada. Ele foi sucedido pela agora senadora Lídice da Mata (PSB).

O próximo passo é convencer as outras legendas a escolherem Pelegrino para coordenar toda a bancada, não somente os petistas. “Vou ligar para os deputados dos outros partidos e colocar meu nome para apreciação”, adiantou Pelegrino.

A bancada de deputados federais da Bahia conta com oito oposicionistas (dois do PSDB e seis do DEM). O restante dos 39 são pró-Dilma. A coordenação da bancada tradicionalmente fica com um partido da base governista. A oposição, porém, também colabora a favor de causas que sejam de interesse do Estado da Bahia.

A Tarde

Foto: Leonardo Prado/Câmara dos Deputados 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *