Direto de Sobradinho

Projeto de Melhoramento Genético do Rebanho Ovino é implantado em Sobradinho

A Prefeitura Municipal de Sobradinho, através da Secretaria de Agricultura (SEAGRI), em parceria com a EBDA, SUAF, SDA e ADAB, implementou o Projeto de Melhoramento Genético do Rebanho Ovino, baseado no Programa para Fortalecimento da Agricultura Familiar no Semi-Árido, desenvolvido pelo Governo da Bahia e a Secretaria de Agricultura do Estado.

O projeto está em desenvolvimento desde setembro de 2009, sendo avaliado e monitorado pela Seagri e EBDA, tendo como objetivo melhorar geneticamente o rebanho e fortalecer a ovinocultura do município. Com este propósito, a SUAF distribuiu 300 matrizes (fêmeas) mestiças da raça Santa Inês e 10 reprodutores (machos) PO (puro de origem) da mesma raça para 60 famílias. Segundo a médica veterinária, Maíra Freitas, cada beneficiário recebeu 05 matrizes e possui um suplente que ao final de 18 meses irá receber 05 crias fêmeas destas matrizes, o que totaliza o repasse de 300 crias para os suplentes do projeto, a fim de dar continuidade e garantir o sucesso da atividade.

De acordo com o Secretário de Agricultura, Willys Nunes, todos os animais fornecidos passaram pela avaliação de médicos veterinários e zootécnistas. “Os animais apresentavam boas características fenotípicas, compatíveis com o padrão racial e satisfatório estado de sanidade. Estão sendo criados em regime comunitário de fundo de pastos e os reprodutores utilizados de forma rotativa, com a finalidade de reduzir a consangüinidade e aumentar a variabilidade genética dos rebanhos”, explica.

Willys falou ainda que os produtores estão assistidos por equipe técnica específica composta por médica veterinária, agrônoma, técnicos agropecuários e zootécnicos. Dentre outras atividades realizadas destacam-se orientações sobre manejo higiênico-sanitário, alimentar, sanidade do rebanho, emprego de novas tecnologias e educação sanitária e ambiental.

O programa ainda prevê uma nova etapa com o uso de inseminação artificial em propriedades que apresentarem melhores índices zootécnicos.  Serão beneficiados 10 criadores num total de 200 matrizes. Para o Prefeito Genilson Silva (PT), as ações têm o intuito de demonstrar aos agricultores que o uso das tecnologias apropriadas e adequadas, desde que bem assessoradas são alternativas simples e viáveis. “Com certeza vai garantir a independência profissional aos criadores e proporcionar o desenvolvimento sócio-econômico do município”.

Ascom Sobradinho/ Thalita Bezerra

foto:Ilustrativa/google

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *