Parceria AMMA, IBAMA e 72 BIMtz resgata animais silvestres em Petrolina

Na manhã desta sexta-feira (25) foi realizada uma operação conjunta que envolveu a Agência Municipal de Meio Ambiente (AMMA), o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), o 72º Batalhão de Infantaria Motorizado (72 BIMtz) e a Guarda Municipal de Petrolina. Na ação foram apreendidos três papagaios da espécie Amazona Aestiva, que estavam vivendo numa residência localizada na comunidade de Pau Ferro, zona rural da Petrolina.

Segundo o veterinário do Exército, Tenente João Paulo, as condições nas quais os animais foram encontrados eram inadequadas. “Os animais estavam acorrentados e foram encontrados no chão, fato que causa deformidade nas garras e prejudica até a própria alimentação, já que eles perdem a mobilidade. Além disso, os animais estavam sendo alimentados de forma errada, com fuba de milho, material energético, rico em carboidratos e que não proporciona a nutrição necessária, o que prejudica o seu desenvolvimento”, explica.

A pessoa que mantinha os animais em sua residência os entregou voluntariamente e, por não ficar constatado dolo, não houve autuação. De acordo com a Lei de Crimes Ambientais (Lei 9605/98) a multa para cada animal encontrado em cativeiro é de cinco mil reais nos casos dos psitacídeos (família das Araras, Papagaios, Catatuas, Aratingas, Pionites, Eclectus, Forpus, Agapornis, Calopsitas, Periquitos, Roselas, entre outros).

De acordo com o analista ambiental do Ibama, Carlos Vanderley Leite Pinheiro, “só é possível criar algumas espécies de animais silvestres se elas foram compradas de um criador comercial, autorizado pelo Ibama, microchipados (que é a sua identificação) e com nota fiscal”. Já nos casos de tráfico de animais, os infratores serão encaminhados para a Polícia Federal e o crime prevê prisão de seis meses a três anos.

Ainda segundo o Tenente João Paulo, o Centro de Conservação e Manejo da Fauna (Cema Fauna – Caatinga da Universidade Federal do Vale do São Francisco) receberá os papagaios e iniciarão o trabalho de avaliação para posteriormente corrigir a alimentação inadequada, reabilitá-los e devolvê-los ao meio ambiente em determinadas áreas de soltura.

Sobre o trabalho da AMMA de combate ao tráfico e criação ilegal de animais, o superintendente da Agência, Carlos Pessoa, afirma que o trabalho vem sendo intensificado em Petrolina. “Graças à autonomia no trato das questões ambientais que o município possui, temos ampliado o trabalho de parceria com instituições como IBAMA, CPRH (Agência Estadual de Meio Ambiente), 72 BIMtz, Guarda Municipal e a nossa intenção é intensificar o trabalho educativo, mas também continuar atendendo às denúncias que chegam à AMMA”, salientou.   

Texto: Carol Souza

Fotos: Arquivo AMMA


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *