ESTUDO REVELA AS CONSEQUENCIAS DA BAIXA VAZÃO DO SÃO FRANCISCO PARA SERGIPE E ALAGOAS

Porto de Penedo/AL
Porto Fluvial de Penedo/AL          Foto Farnésio Silva

Durante a abertura da XXIX Plenária Ordinária do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), o pesquisador Sergio Silva de Araújo fez a entrega ao presidente do Colegiado, Anivaldo Miranda, da sua tese de doutoramento no Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente da Universidade Federal de Sergipe.

Com o tema, “Apropriação dos recursos naturais e conflitos sócio-ambientais no Baixo São Francisco”, o estudo mostra o processo de degradação ambiental nos estados de Sergipe e Alagoas, com as sucessivas reduções de vazões e suas consequências graves para a produção de alimentos na região, como a diminuição da cultura do arroz e a pesca de espécies nativas, por exemplo.

“Eu gosto de relacionar a vazão com a sístole e diástole do coração, se não houver um equilíbrio entre os dois, há um colapso do sistema”, pontuou o pesquisador, que é membro da Câmara Técnica Institucional e Legal, instância do CBHSF.

A XXIX Plenária Ordinária do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) acontece até amanhã, 20 de maio, no Hotel Quality, Aracaju.

ASCOM – Assessoria de Comunicação do CBHSF

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *