Petrolina realizará 2º Fórum Comunitário que discutirá plano de ação Pró Selo UNICEF

 

Na próxima quinta-feira (24), das 08h30 às 10h, a Comissão Pró Selo Unicef, que integra as secretarias municipais se reunirão com o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos das Crianças (CMDDCA) no IGEPREV, para discutir o plano de ação elaborado no 1º Fórum, bem como os resultados dos temas de Participação Social, que vai orientar o 2º Fórum Comunitário a ser realizado em Petrolina.


Durante a capacitação, serão discutidos os passos para o 2º Fórum com diagnósticos sobre a situação de suas crianças e adolescentes, além dos mapeamento dos programas e serviços de atendimento a esse público e planos de ação, voltados para a garantia dos direitos das meninas e meninos.


Os Fóruns são realizados dentro do eixo de Participação Social, um dos três eixos trabalhados nesta edição do Selo. O Fórum tem o objetivo de envolver a comunidade e os órgãos do município responsáveis em desenvolver projetos e atividades dentro dos temas Educação para a Convivência com o Semiárido, Cultura e Identidade: Comunicação para Igualdade Étnico-racial e Esporte e Cidadania.


O Selo UNICEF – Município Aprovado


É um reconhecimento internacional que o município pode conquistar pelo resultado dos seus esforços na melhoria da qualidade de vida de crianças e adolescentes. A partir de um diagnóstico e de dados levantados pelo UNICEF, os municípios que se inscrevem passam a conhecer melhor sua realidade e as políticas voltadas para infância e adolescência. Com dados concretos e participação popular, o município tem condições de rever suas políticas e repensar estratégias de forma a alcançar os objetivos buscados, que estão relacionados aos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.


Para participar da iniciativa, o prefeito municipal  assinou um termo de adesão, que fortaleceu e garantir o funcionamento  Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), responsável pela discussão e construção das políticas públicas junto com a sociedade civil.


Os municípios são agrupados, de acordo com sua realidade socioeconômica, e nesta edição são avaliados a partir de três eixos: Impacto Social, Gestão de Políticas Públicas e Participação Social. Nos eixos de Impacto Social e Gestão de Políticas Públicas, os municípios estão trabalhando para avançar em um conjunto de objetivos e indicadores, que  analisados no início e no final da edição do Selo.


Texto: Iana Lima


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *