O projeto ‘Instrumental Velho Chico’ realiza um workshop e uma apresentação dedicada ao instrumento contrabaixo, com a participação dos músicos Geisan Varne e Luciano Calazans. A ação acontece no Centro de Cultura João Gilberto, em Juazeiro, nesta sexta-feira (29), segundo informou Celso Carvalho esta manhã no programa Bastidores da Notícia, na rádio Tropical Sat. A iniciativa é apoiada pelo Fundo de Cultura da Bahia (FCBA), mecanismo de fomento à cultura administrado pelas secretarias estaduais de Cultura (Secult) e da Fazenda (Sefaz).O workshop gratuito será ministrado pelos contrabaixistas, a partir das 15h. Serão demonstradas as técnicas que os músicos utilizam, além de abordagens sobre improvisação e instrumentistas relevantes. Às 21h, na sala principal do Centro de Cultura João Gilberto, será apresentado o show Edésio César Convida, do guitarrista são-franciscano, com ingressos a R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia).
Segundo o diretor musical e proponente do projeto, Edésio César, o evento representa um momento de formação e de interação, entre músicos e artistas consagrados, no cenário da música instrumental nacional. “Como o projeto se estrutura em dois momentos. Um que envolve a discussão e a teoria e outro que é mais prático, os convidados e o público, seja de músicos ou não, têm a oportunidade de apreciar e refletir a respeito de técnicas e informações que envolvem o contrabaixo, nosso homenageado da vez”.
O projeto engloba uma série de três eventos, cada qual dedicado a um instrumento musical. No primeiro, que aconteceu no dia 1° deste mês, as atividades foram direcionadas ao violão, com oficinas e apresentações dos violonistas Zé Paulo Becker e Aderbal Duarte. No último evento, que acontece no dia 17 de junho, os trabalhos do projeto serão voltados à guitarra, com a participação dos guitarristas Luciano Magno e Mou Brasil.
Músicos
Geisan Varne gravou e produziu artistas como Marcelo D2 e Tony Garrido, participando, como contrabaixista, de shows de Roberto Menescal, Paulinho Boca de Cantor, Carlinhos Brown, Tânia Alves, Sarajane, Jimmy Cliff e Midnight Drums, entre vários outros do cenário nacional e internacional. Luciano Calazans ganhou prêmios como melhor instrumentista e arranjador. Gravou, também, com diversos artistas de renome, a exemplo de Gilberto Gil,Margareth Menezes, Fafá de Belém, Zezé Di Camargo e Luciano, Xuxa e Timbalada. Além disso, fez turnês pela Europa e pelos Estados Unidos, participando de festivais como o Free Jazz Festival. O músico teve a oportunidade de dividir o palco com Herbie Hancock, Pat Metheny eTom Jobim.
Fundo de Cultura
Criado em 2005 para incentivar e estimular as produções artísticas e culturais baianas, o Fundo de Cultura da Bahia (FCBA) custeia, total ou parcialmente, projetos estritamente culturais de iniciativa de pessoas físicas ou jurídicas de direito público ou privado. São financiados, preferencialmente, aqueles que, apesar da importância do seu significado, sejam de baixo apelo mercadológico, o que dificulta a obtenção de patrocínio junto à iniciativa privada.
O FCBA está estruturado em quatro linhas de apoio, modelo de referência para outros estados da federação – Ações Continuadas de Instituições Culturais sem fins lucrativos; eventos Culturais Calendarizados; Mobilidade Artística e Cultural e Editais Setoriais. Mais informações estão disponíveis no site da Secult.
Fonte: Ascom/Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult)