MAIS UMA ETAPA DO PROGRAMA ‘PALMAS PARA JUAZEIRO’ É LANÇADA NA ZONA RURAL DO MUNICÍPIO

blogqsp-programa-palmasprajuazeiro

A Prefeitura de Juazeiro através da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SEAPA) iniciou na semana passada, mais uma etapa do programa ‘Palmas Para Juazeiro’ que consiste em incentivar a implantação de unidades de palmas forrageiras na zona rural do município, em localidades que tenham o mínimo de água possível.

No último dia 21 (quinta-feira) foi realizado o plantio na comunidade de Laginha, distrito de Carnaíba do Sertão.  Os produtores receberam orientações sobre o cultivo e manejo da palma, cultivada na área que servirá de sementeira para a associação da localidade. “O programa ajudará os produtores rurais a se prepararem para as secas, com uma alimentação de alta qualidade e alta produtividade para os rebanhos, estruturando assim toda cadeia”, explicou o veterinário Rafael Sene, técnico responsável pelo programa.

Já na sexta-feira (22) o segundo plantio foi realizado na comunidade de Lagoa do Boi, distrito de Pinhões. A unidade foi implantada na propriedade do produtor rural Thiago, que junto com sua família. “O trabalho aqui é exemplo de profissionalismo e dedicação a caprinocultura, com melhoramento genético do rebanho e produção de forragem, resultando num leite de excelente qualidade”, observou Rafael. Na ocasião foram disponibilizadas mudas de palma para os integrantes da Cooperativa da Agropecuária Familiar de Juazeiro e Região (COOAFJUR).

Serão implantadas 15 unidades em áreas de 30mX40m, nos distritos de Carnaíba do Sertão (2), Massaroca (2), Abóbora (1), Juremal (1), Pinhões (4), Itamotinga (2), Maniçoba (1) e Junco (2). “O município ao lançar o programa se inseriu no cenário nacional como exemplo de gestão e desenvolvimento rural para todo semiárido nordestino, mostrando o caminho de como transformar a vida do produtor rural, com garantia de suporte forrageiro e novas perspectivas para o sertanejo”, destacou o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Jorge Cerqueira.

A unidade consiste em uma área destinada à produção vegetal e distribuição de material genético de qualidade comprovada, a fim de atender produtores rurais a implantarem em suas propriedades novos campos de palma, resistentes à Cochonilha do Carmim e dentro da metodologia preconizada de palma adensada, com plantio no espaçamento de – 2m x 0,1m – e irrigação por gotejamento.

“Vale destacar que cada uma das unidades implantadas desempenhará o papel de multiplicadora de mudas e assim disseminará dentro da comunidade a distribuição da palma para outros produtores, em um determinado espaço de tempo”, afirmou o secretário.

 Lene Radina/ASCOM SEAPA

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *