Intervenção cultural: artista plástico Coelhão lidera exposição de arte coletiva ao ar livre

Aconteceu neste sábado (19), em Juazeiro, na Travessa Benjamin Constant, no trecho que vai do Hotel Vitória, na Praça da Misericórdia, descendo por dois quarteirões até a confluência das ruas Sete de Setembro e Antônio Pedro, das 8h às 12h, a RE-EDIÇÃO – “Movimento Pescadores da Criação”, liderado pelo artista plástico Antônio Carlos Coelho – “Coelhão”. O projeto intitulado “Arte/Rua: O Efêmero” é uma intervenção cultural urbana, composta por uma exposição de arte coletiva que é realizada ao ar livre.

Segundo Coelhão, o “Movimento Pescadores da Criação” surgiu com objetivo de socializar a arte, “Buscamos retirar a obra de seu lugar inacessível e torná-la o que ela realmente é: parte da vida cotidiana, diálogo com seu autor e outros seres humanos. Desejamos retirá-la de sua “redoma” e pô-la vulnerável às compreensões/incompreensões e julgamentos de todos os olhos, carregados cada qual com suas próprias experiências e expectativas. Como não poderia deixar de ser, não queremos, pois, só a obra que se desnuda para o público em sua diversidade, mas o  próprio  artista,  membro  dessa  mesma  sociedade,  binômio indivíduo/coletivo;  não  mais  um  “gênio  iluminado”,  mas  alguém  que  vive  os  mesmos temores, revoltas, alegrias e prazeres que qualquer outro mortal”. Diz.  

Com a manifestação de várias expressões artísticas, o projeto busca provocar o público, “às pessoas terão que literalmente desviar das obras para seguir caminho, com o diferencial de ter vivido uma experiência ímpar, as pessoas também poderão acompanhar passa-a-passo a concepção de obras por artistas plásticos que estarão produzindo ao vivo” finaliza.

Reeditado com a colaboração dos estudantes e professores do colegiado de artes visuais da Univasf, o projeto coloca num só caldeirão artistas participantes de edições do passado como: Coelhão, Xisto Bandeira, Carlos Laerte, Binha, Jocélio e Chico Egídio e estreantes como Maurício Alfaya, Pollyana Mattana e Rinaldo Lima.

A próxima edição deve ocorrer em Petrolina, em local ainda a ser definido.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *