NA ZONA DO AGRIÃO:VAI COMEÇAR O CAMPEONATO MAIS DIFICIL DO MUNDO

Neste final de semana começará a competição de futebol mais difícil do mundo: o campeonato brasileiro. Esse evento com tal denominação começou em 1971, só que desde o ano passado a Confederação Brasileira de Futebol-FBF, resolveu considerar a competição a partir de 1959, com a 1ª Taça Brasil vencida pelo Esporte Clube Bahia, quando o time baiano derrotou o Santos de Pelé e sua turma. O brasileirão tem se mostrado bastante competitivo, principalmente depois que se instalou o sistema de pontos corridos, além de que, quando a competição se inicia, os clubes têm, no mínimo, quatro motivos para se motivar. O primeiro deles é a conquista do titulo, depois se classificar entre os quatro primeiros colocados para conseguir uma vaga na Taça Libertadores da América, ainda tem a possibilidade de obter uma classificação para outra competição internacional, é o caso da Sul americano que dá direito aos clubes classificados entre a5ª e a 12ª colocações a participarem dela, por fim, ainda tem a luta para não cair para a segunda divisão.
Para se ter uma idéia da dificuldade do campeonato brasileiro faremos uma analogia, comprando-o a outros campeonatos de alguns países com tradição no futebol. Por exemplo, na Espanha, ultimamente, ao iniciar o campeonato daquele país já se sabe quem será o campeão: Real Madrid ou Barcelona, com raríssimas exceções, tanto é verdade que de 1959 para cá o Real Madrid conquistou 25 titulos e o Barcelona 15 e o Atlético de Madrid foi campeão cinco vezes. Aqui no Brasil, o Atlético Mineiro, um dos grandes times do nosso país, só conseguiu ser campeão uma vez. Na Itália a Juventus já conseguiu 28 títulos, enquanto que Internazionale e Milan têm 18 títulos cada. No Brasil, quem mais conquistou títulos brasileiros (depois que a CBF unificou o brasileiro, a taça Brasil e o torneio Roberto Gomes Pedroza), foram Santos e Palmeiras com 8 títulos cada, bem abaixo das equipes espanholas e italianas o que demonstra maior equilíbrio do certame brasileiro,
No vizinho país da Argentina, River Plate tem 33 títulos, Boca Juniors tem 30, ficando á frente de Independente e Racing que ganharam 16 vezes o certame Argentino. Na Inglaterra o Manchester United ganhou 19 vezes o campeonato inglês, um titulo a mais do que o Liverpool, em Portugal não é diferente onde Porto e Benfica polarizam as conquistas com 22 títulos cada um.
O que queremos mostrar é o equilíbrio do campeonato brasileiro em relação a outros, fato que vem se acentuando nos últimos tempos depois dos “pontos corridos”, inclusive o ano passado tivemos na ultima rodada da competição várias possibilidades de acontecimentos que tornaram as partidas muito atrativas, em função da luta pelo titulo, contra o rebaixamento e por classificação para as competições internacionais. Este ano, por exemplo, podemos dizer que Santos, Corinthians, São Paulo, Vasco, fluminense e Internacional estão entre os favoritos para a conquista do titulo, embora é bom lembrar que surpresa nunca faltou ao campeonato brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *