Home / Saúde / MÉDICO ALERTA PARA O USO CORRETO DA VOZ PARA EVITAR GRAVES PROBLEMAS

MÉDICO ALERTA PARA O USO CORRETO DA VOZ PARA EVITAR GRAVES PROBLEMAS

blogqsp-Márcio Feitosa1

O médico Otorrinolaringologista Márcio Feitosa participou nesta manhã (19), do Programa Bastidores da Notícia e alertou a população para os cuidados com o câncer de laringe. “Um dos primeiros sinais deste tipo de câncer é a rouquidão ou a mudança da voz, isto é decorrente porque geralmente as cordas vocais são impedidas de se aproximarem (e de se fecharem) pelo tecido doente”.

“Toda rouquidão que persistir por mais de 15 dias deve ser investigada. Outros sintomas são a dificuldade para engolir, em especial alimentos sólidos, e a falta de ar (esta última raramente isolada ou como sintoma principal). Podem surgir também caroços no pescoço, que já indicam comprometimento de linfonodos”, acrescentou.

Márcio disse que se o câncer for diagnosticado na sua fase inicial tem 100% de cura. “A eficácia do tratamento do câncer da laringe, depende basicamente do estágio de evolução do tumor, quando este foi diagnosticado. A possibilidade de cura depende de um diagnóstico precoce e a cirurgia torna-se ineficaz quando a doença está numa fase muito avançada”.

Feitosa disse ainda que o exame mais importante para o diagnóstico do câncer de laringe é a laringoscopia, que não exige nenhum preparo (embora um jejum de poucas horas seja recomendável) e dura menos de 15 minutos. “O paciente senta-se na cadeira e abre a boca com a língua para fora e o médico então observa a laringe por meio de uma ótica que permite olhar para baixo, na direção da laringe. Algumas pessoas precisam fazer um anestésico em spray na boca para facilitar o exame. Outras nem isso. A visão direta da laringe permite identificar lesões suspeitas de câncer. A biópsia, quando necessária, confirma o diagnóstico”.

Da Redação/BlogQSP

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *