Brinquedoteca do HDM/IMIP fortalece vínculo entre mães e filhos

Na pediatria do Hospital Dom Malan/Gestão IMIP, há dois anos a brinquedoteca é o lugar onde mães e filhos podem sair um pouco da rotina hospitalar e se distrair na companhia de brinquedos, jogos educativos e vídeos.
Segundo a Terapêuta Ocupacional do HDM/IMIP, Priscila Simões, mães e filhos passam por momentos de sofrimento emocional durante o processo de hospitalização. “Eles ficam afastados de suas casas, de suas atividades da vida diária, da família e amigos. Toda esta situação tem implicações emocionais”, avaliou a profissional. O vínculo materno infantil durante o internamento hospitalar tende a ficar mais próximo, segundo a terapeuta com a presença de espaços como a brinquedoteca. Foi o que sentiu a dona de casa Osvaldilia de Macêdo. Ela acompanhou o filho de 3 anos na pediatria do HDM por 13 dias. Com tanto tempo fora de casa, o cansaço e o stress eram inevitáveis e a brinquedoteca se tornou o lugar preferido de mãe e filho. “Eu sempre costumo brincar com meu filho em casa. Ficar tanto tempo internado acaba estressando muito ele e ter esse lugar para passar um pouco do tempo, distrair e poder estar com ele brincando como fazemos em casa, é muito importante pra mim”, disse dona Osvaldilia.
“Esse espaço é o contexto onde eles ( mães e filhos) podem interagir através das atividades lúdicas. O bem-estar e o aprendizado é proporcionado a ambos e quando o vínculo entre mãe e filho fica prejudicado por causa da internação hospitalar, é na brinquedoteca que esse laço é reestabelecido”, concluiu Priscila.
A estudante Alade Jaiane Nascimento também aproveita o tempo na brinquedoteca para se distrair com o filho de apenas um ano de idade. A criança está internada na pediatria do HDM há quatro dias. “Aqui consigo animar meu filho um pouco e posso aproveitar para ter um momento mais próximo com ele, distrair a cabeça, sorrir.”, declarou. A brinquedoteca foi reativada em outubro de 2010 e funciona com equipe interdisciplinar na enfermaria de Pediatria da unidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *