Os empreendedores de micro e pequenas empresas que atuam no comércio de Juazeiro serão beneficiados com ações estratégicas para fortalecer o setor. Esse é o principal objetivo do Projeto de Revitalização de Espaços Comerciais de Juazeiro, assinado pelo Sebrae e instituições parceiras, nesta terça-feira, 1º, no auditório da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Juazeiro (Aciaj).
O projeto prevê o mapeamento dos empresários da área comercial da Travessa Benjamin Constant, calçadão do Conselheiro Saraiva, Rua Góes Calmon (Rua da Apolo) e Rua Coronel João Evangelista (Rua da 28). A partir desse mapeamento, serão identificadas as demandas dos empresários, aplicação de diagnóstico e de um plano de melhorias que visam a reestruturação dos negócios e aperfeiçoamento de gestão e processos, com foco nos resultados e ampliação dos negócios.
O técnico do Sebrae Juazeiro, Rinaldo Moraes, explica que, na primeira etapa do trabalho “é de suma importância para a sustentabilidade do projeto muita energia nos processos de alinhamento junto aos parceiros estratégicos, além da identificação e sensibilização do público-alvo”.
Ele destaca que a atuação será dinâmica e vai utilizar um novo modelo de atuação em projetos do Sebrae Bahia, através do MEDE (Plano de Melhoria no Desempenho Empresarial). “Trata-se de uma metodologia de forma padronizada que irá contribuir para elevar o nível de competitividade e a melhoria da gestão empresarial das pequenas empresas do comércio varejista”, esclarece Rinaldo.
O primeiro ciclo do projeto será desenvolvido durante um ano e conta com a parceria da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Juazeiro, Sindicato do Comércio Varejista (Sindilojas), Aciaj, Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) e Prefeitura Municipal de Juazeiro.
Lucilene Santos
