Devotos presenteiam Iemanjá

 

Hoje, dois de fevereiro, o bairro do Rio Vermelho, em Salvador, recebe uma das mais bonitas e fortes manifestações culturais da Bahia: a Festa de Iemanjá. Fiéis, admiradores e turistas lotam a orla do bairro com a intenção de homenagear a Rainha das Águas com flores e lembranças. Este ano, a campanha dos moradores da cidade é para que as pessoas não joguem no mar perfumes ou outros presentes que não sejam biodegradáveis, para evitar a poluição do oceano.

Durante a tradição, que já dura 88 anos, a Colônia de Pescadores do Rio Vermelho prepara um presente especial para sua protetora. Neste ano, houve um problema com o primeiro presente encomendado a um artista plástico de São Paulo e a imprensa chegou a noticiar que, pela primeira vez na história, Iemanjá não receberia o presente de seus filhos pescadores.

A boa notícia foi passada agora há pouco à equipe do Correio24horas por Marcos Santos, que é presidente da Colônia. Segundo Santos, um grupo de pescadores foi a um ateliê na cidade de Lauro de Freitas e uma nova escultura está sendo preparada para presentear Iemanjá. O presidente contou que trata-se de uma obra semelhante à solicitada inicialmente, em formato de concha.

O presente será entregue a partir das 15h30, quando uma procissão irá para alto mar entregar as lembranças dos fiéis que formam uma longa fila desde cedo para depoistar sua oferendas nos balaios.

Correio

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *